Laguna leva a melhor. Governador Jorginho Melo vetou projeto de lei que anexava bairro Boa Vista ao município de Imbituba. A notícia caiu como uma bomba no gabinete do prefeito da Capital da Baleia Franca, Michell Nunes, o Peninha (PL), e foi comemorada em terras julianas pelo prefeito Preto Crippa (Republicanos).
Contra-ataque de Jorginho
Convite da cúpula do PSD para o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), ser o candidato a governador com apoio dos pessedistas motivou a rápida ofensiva de Jorginho Melo, ofertando a vaga de vice ao prefeito do maior colégio eleitoral de Santa Catarina e selando assim a dobradinha Jorginho e Adriano para o pleito de outubro. Após ter a informação de que o deputado Julio Garcia (PSD) e o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, estiveram em Joinville reunidos com Adriano Silva, o governador, com uma única cartada, sela acordo com o partido Novo e descarta a promessa de ter o MDB como vice em sua chapa.
Direita puro sangue
Aposta em nova onda 22 com a candidatura de Flavio Bolsonaro (PL) à Presidência da República faz governador mudar a rota e encabeçar uma chapa pura de direita, tendo Carol de Toni e Carlos Bolsonaro, ambos do PL, como candidatos ao Senado e Adriano Silva, do Novo, como vice. MDB, Progressistas e União Brasil, ambos partidos que fazem parte do Governo Lula (PT), poderão fazer apoio branco à reeleição do governador, mas sem contaminação dessa relação com o Planalto. É o que se comenta nos bastidores do Centro Administrativo da capital.
No muro
MDB reuniu executiva estadual na última segunda-feira, dia 26, e anunciou construção de projeto próprio para disputar o governo de Santa Catarina, sem falar em quem poderá ser o candidato a essa altura do campeonato. Após ver o sonho da composição com o PL virar pesadelo, o Manda Brasa orientou suas lideranças a desembarcarem do governo Jorginho Mello, mas não exigiu o desembarque. Sai quem quer. Com isso o MDB, mais uma vez, fica com o pé em duas canoas.
Indefinidos
Os emedebistas Jerry Comper e Cleiton Fossá, atuais secretários de Infraestrutura e da Economia Verde, respectivamente, ainda não definiram seu futuro. Caso Jerry também entregue o cargo ao governador, o MDB terá alteração na bancada estadual, voltando Jerry a ocupar sua cadeira de deputado estadual e colocando de volta na primeira suplência o ex-prefeito de Porto Belo Emerson Stein.
Sul mais fraco
Carlos Chiodini de volta a Brasília e Vampiro fora da Câmara. Com a notícia de que não seria mais o vice de Jorginho, o deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, pediu exoneração do cargo de secretário estadual da Agricultura e reassumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados. Com isso o deputado Vampiro, que está de malas prontas para o PSD na janela partidária, volta à condição de primeiro suplente, e o sul fica com um deputado federal a menos.
Progressistas
Os progressistas também ainda não assimilaram o que farão para dar viabilidade à reeleição do senador Esperidião Amin. Com isso, resta uma incógnita: se Silvio Dreveck deixará ou não a Secretaria de Indústria e Comércio, ocupada por ele desde o início do governo Jorginho.
Ministro em SC
Renan Filho (MDB) vem a Santa Catarina hoje, dia 28. Duplicação das BRs 280 e 470, túnel duplo do Morro dos Cavalos e Serra da Rocinha estão na agenda do ministro dos Transportes, que estará acompanhado de Pedro Uczai, presidente da bancada catarinense em Brasília. Será que lideranças do MDB de SC irão acompanhar seu correligionário e um dos principais ministros e aliado do presidente Lula na visita?

Panorama político
Do cenário nacional à política regional, os bastidores, movimentos de poder e as articulações, sempre com informação apurada e conteúdos exclusivos