Confesso, e muita gente também, que Carlos Renaux, Metropolitano e Criciúma brigariam pelo acesso, primeiro pela campanha dos clubes no Campeonato Catarinense Série B, mas não foi isso que aconteceu. Tirando o Criciúma, que vai retornar para a primeira divisão, os outros dois brigariam pela segunda vaga, com uma vantagem, na minha opinião, para o Carlos Renaux.
No sábado, a decepção ficou por conta do Caravaggio, que saiu de cena com uma goleada para o Nação, por 4 a 1. Quem é o Nação para golear assim o Caravaggio? O mesmo que goleou o Tubarão no Domingos Gonzalez por 4 a 0. O Nação é um clube itinerante, ninguém o quer em Joinville, mas o seu Irineu (Irineu Imóveis e Nativa FM/Tubarão) e o Anelísio (Faculdade Assessoritec) deram suporte para eles. E olha o resultado: o clube luta pelo acesso à primeira divisão.
Quem é o Nação Esportes
A resenha continua sobre o Nação. Fundado em 1º de setembro de 2018, o clube do norte já está classificado para a Copa SC para 2023, se não subir, pois o terceiro e quarto ganham a vaga para a competição via Série B do ano anterior. Ano passado ficou em terceiro e complicou muita gente. E nesta temporada, ficou claro que busca o acesso, mesmo diante do poderoso Criciúma, o qual derrotou dentro do Heriberto Hülse.
Pergunto ao torcedor do Tigre se ele tem medo de mais uma temporada na segunda divisão. Ele responderá que não, mas alguns temem o poderoso Nação. Eu lhe digo que quem tem, tem medo. Agora o Atlético Catarinense de São José, esse sim, ao lado do Internacional de Lages, luta pelo acesso - situação com que nenhum dos dois sonhava no início e no meio da competição. Mas como se classificam oito clubes, tudo poderia acontecer.
Duvidaram do Internacional
Em Nova Veneza, na última rodada, o Internacional venceu o Caravaggio por 1 a 0, escapando da Série C. Algo inexplicável em campo. De lá pra cá, segue há três jogos invicto e muito próximo de retornar ao convívio dos grandes do Estado. Fora da primeira divisão desde 2019, o Leão Baio ressurge num ano muito, mas muito difícil para o futebol da cidade.
O seu adversário fez o mais improvável: eliminou o grande favorito Metropolitano. E foi com um resultado de vitória, por 2 a 0, diante de 313 torcedores, que se arriscaram ir de Blumenau a Ibirama. Fundado em 20 de março de 2020, a Águia de São José, em 2020, foi campeã da Série C. Busca o acesso no seu segundo ano de segunda divisão.
Salve o Império Vermelho
A paixão colorada adormecida após o término do Campeonato Catarinense da Série A está se renovando para mais um desafio do time do seu coração. Vem aí a disputa da Copa SC. Relato extraído do Instagram da Torcida Império Vermelho: “No sábado, integrantes da Torcida Império Vermelho pintaram as arquibancadas da Toca do Leão - Estádio Aníbal Torres Costa. Sempre que possível, ajudamos o clube do nosso coração e único representante de Tubarão no futebol profissional. Neste mês, o time inicia a busca por uma vaga na Copa do Brasil de 2023 e mira a taça da Copa Santa Catarina.
Uma coisa é certa, estaremos juntos, inflamando apoio das arquibancadas. Logo no primeiro jogo, no dia 28, dois ônibus e vários torcedores de carro já confirmaram presença na estreia, em Brusque”.
O sonho de seguir na próxima fase continua para o nosso futsal. A vitória por 3 a 2 na sexta-feira, diante da Assoeva, mostrou que, mesmo com um elenco pra lá de reduzido, todos fizeram o que puderam em quadra e fora dela. Marcelinho, suspenso, lá fora gritava e torcia. E o que falar da torcida? Deu show na arquibancada! Fica a sugestão: contra o Pato no dia 16 tem que ser com entrada gratuita. Capricha aí, presidente Eduardo Rigotti. Antes, dia 8, o clube enfrenta o Blumenau fora de casa. Hoje, às 20h, o Tubarão enfrenta o Joaçaba, no ginásio da Unoesc, em Joaçaba, em partida válida pelo Catarinense Série Ouro.
Goleada no primeiro teste
Após retornar às suas atividades no departamento de futebol profissional no início do mês passado, o Hercílio Luz se prepara para a disputa da Copa Santa Catarina - competição que reunirá seis clubes, com o campeão conquistando uma vaga na Copa do Brasil de 2023. O time realizou no último sábado seu primeiro amistoso, seguindo os testes do elenco colocado sob o comando de Raul Cabral e comissão técnica. A partida, considerada jogo-treino, foi contra o Baruch, de Imbituba, com vitória colorada pelo placar de 4 a 0. Os gols foram anotados por De Paula, Thiago Juan e Garraty ainda no primeiro tempo; já no segundo, fechou o placar com Da Silva convertendo uma penalidade. A partida foi realizada no Estádio Abílio Manoel Serafim, na localidade de São Gabriel, em Treze de Maio, local onde o clube vem treinando nas últimas semanas.
Duas formações e base entrando
Em cada tempo de partida, Raul Cabral usou duas formações, possibilitando analisar os atletas e suas características. Escalação do 1º tempo: João Paulo, Cleiton, Gabriel, Willian Rocha e Gregory; Patrick, Emanuel e Garraty; Gustavo Brinquedo, De Paula e Thiago Juan. Escalação do 2º tempo: João Paulo, Gusso, Cassiano, Gabriel Eugênio, João Pedro, Davi, Da Silva, Kauan Galhardo (Matheus), Wellington (Marcelinho), Marcus Vinícius (Kaike) e Raí. No segundo tempo, estiveram em campo alguns atletas que disputaram a final da Copa SC Sub-20 na última terça-feira - sinal de que o técnico Raul Cabral, se necessário for, vai usar todos os atletas que estiverem disponíveis no elenco, valorizando o trabalho que o clube vem fazendo nas categorias de base.
A busca pelo acesso continua
Na tarde de domingo foram realizados os cinco jogos de forma simultânea. Classificaram-se para as quartas de final e seguem na luta pelo título: Criciúma, Carlos Renaux, Metropolitano, Nação, Caravaggio, Atlético Catarinense, Internacional e Guarani. O Tubarão perdeu para o Criciúma pelo placar de 3 a 0. Os confrontos das quartas de final serão: Criciúma (1º) e Guarani (8º), Carlos Renaux (2º) e Internacional, Metropolitano (3º) e Atlético Catarinense (6º), e Nação (4º) e Caravaggio (5º). Foi rebaixado, além do Tubarão, que caiu quando perdeu de quatro para o Nação, o Blumenau, campeão da Série C em 2021 e que volta a disputar a competição no ano que vem.
O futsal feminino deu adeus à sua participação na 21ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Na disputa por uma vaga nas semifinais, as meninas da Cidade Azul perderam para Criciúma pelo placar de 6 a 0. Mesmo assim, foi de muita valia a participação de Tubarão na etapa estadual, realizada em Curitibanos.
Em conversa com André Farias, treinador da equipe, ele ressaltou que muitas dessa meninas terão nova oportunidade em 2023 e seguem disputando o campeonato regional, promovido pelo Instituto Adesc.
O resultado em quadra, mesmo na derrota, motiva a seguir o caminho do bem, a tirar das coisas ruins essas meninas, dando uma oportunidade no esporte. É por aí o caminho. E se depender de mim, estarei sempre apoiando e divulgando as ações do nosso futsal feminino. Associação Tubaronense de Futsal Feminino(ATFF) conta com apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), através do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.
Viva, Santa Rosa de Lima
Tem um velho ditado: “Nada como um dia após o outro”. Assim foi a vitória do Tubarão Futsal em partida disputada em Santa Rosa de Lima, válida pelo Catarinense/Série Ouro. O placar de 3 a 1 diante do Jaraguá foi muito, mas muito importante para a sequência do clube nesta reta final da Liga Nacional, pois faltam quatro jogos. Meu leitor ficou confuso, explico.
O adversário foi o mesmo dos 7 a 2. O Tubarão assume a vice-liderança do estadual, mas ainda há mais dois jogos, e pode terminar o turno em primeiro lugar. Pela frente, tem na sexta-feira, dia 29, Assoeva, em partida a ser disputada na Arena Estener Soratto. Vencer os quatros jogos é necessário, mas vamos a uma partida de cada vez. Mérito para todos, sem exceção. Jogaram com raça e principalmente vontade de vencer. Que venha Assoeva na sexta.
Olesc/Atletismo
O atletismo da Cidade Azul obteve excelente resultado na competição estadual. O masculino conquistou o terceiro lugar na classificação geral, ficando atrás de Jaraguá do Sul, segundo colocado, e Joinville, que ficou em primeiro. Tubarão traz para casa quatro medalhas de ouro e duas de bronze. Destaque para Erick Gama, campeão no salto em distância, e Diogo Zanella, campeão nos 3 mil metros rasos.
No início do mês, a dupla já havia conquistado o título do Campeonato Estadual Sub-18, realizado na pista de atletismo da Unisul, em Tubarão. Os atletas contam com o apoio da Fundação Municipal de Esporte (FME), através do programa Bolsa Atleta.
Olesc/Karatê
Após três dias de disputa, o karatê teve rendimento acima da média na fase estadual da Olesc. Ao todo foram 11 medalhas conquistadas, sendo três medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. Com uma equipe jovem e alguns iniciantes, demonstrou que representar o município de Tubarão e conquistar medalhas abrem as portas para conseguir o benefício do Bolsa Atleta. No naipe masculino, com uma equipe bem desfalcada, Tubarão ficou entre os seis primeiros colocados.
No feminino, o título de campeão geral coroou o trabalho de todos os atletas que buscaram bem representar a Fundação Municipal de Esportes (FME), levando Tubarão ao pódio.
Com uma rodada de antecedência, o que o torcedor tricolor não esperava era o rebaixamento para a última divisão do futebol catarinense. Momento é de encerrar a participação no dia 31, contra o Criciúma, e definir o futuro do clube e da empresa parceira. Tentou, mas faltou qualidade, todos estão isentos. Foi vexatório levar 4 a 0 do Nação por um lado, sim, mas que sirva de lição para o clube e seus gestores. Futebol não é brincadeira. Faixa de torcida de cabeça para baixo, vaias e xingamentos não fazem parte de um clube que, há pouco tempo, ficou em terceiro no estadual, ganhou Copa SC, buscou vaga na terceira fase da Copa do Brasil e hoje amarga um fechamento de portas. Que a K2 Soccer e o Grupo Baltoro paguem o que devem, rescindam o contrato para que os abnegados retomem o clube e o devolvam para o seu torcedor.
Empate em São Ludgero
O primeiro jogo da decisão da Copa Santa Catarina Sub-20 terminou empatado. Na tarde do último sábado, no Estádio Reinaldão, em São Ludgero, Hercílio Luz e Avaí empataram em 1 a 1. O Hercílio Luz abriu o placar, e o Avaí conseguiu igualar o marcador do confronto de ida da final. Em campo, um Leão muito bem treinado, liderado por Filipe Mattos. Ele e sua comissão têm bem claro o seu objetivo com a equipe Sub-20. João Braga, Marcelinho, Rai e Emanuel são alguns dos exemplos que a torcida colorada vai ouvir - e muito. O autor do gol, o camisa 9, Kaike, é um atacante muito, mas muito interessante. Do lado de fora, os cardeais colorados estavam radiantes com o jogo, e na observação Raul Cabral, Fernando e Felipe Gil, que não desgrudaram os olhos do gramado e tiraram, com certeza, algumas avaliações para a sequência do clube na temporada. O segundo jogo da decisão está programado para ocorrer no dia 26 deste mês, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Em caso de novo empate, o campeão será conhecido nas cobranças por pênaltis. Caso um dos dois times vença, garante o título.
Contrato renovado
O capivariense Eliabe Figueiredo, filho do seu Sílvio, renovou o contrato por mais dois anos com o Al Hamryia Futsal, clube dos Emirados Árabes Unidos. Eliabe retorna no fim do mês e vai comandar as equipes profissional e Sub-23. Que orgulho deste jovem humilde, que ganhou espaço no corre da bola pesada. Eliabe iniciou a carreira jogando na base do Tubarão Futsal, passou pela equipe adulta na comissão técnica, foi auxiliar de Cassiano Klein no Cascavel e, no feminino, foi campeão com o Stein, de Cascavel. Um clube da liga paulista lhe procurou, mas não houve acerto. Eliabe optou por voltar aos Emirados Árabes Unidos.
Blumenau sediará os Joguinhos
Os jogos da Fesporte tiveram um capítulo ridículo por parte do prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Após apresentar a desistência de sediar os Joguinhos Abertos por desacerto financeiro com o governo do Estado, na segunda-feira Rodrigues convocou coletiva para falar que o município foi excluído por questões políticas. Com a desistência por carta do município de Chapecó, Blumenau se credenciou, e a Fesporte lhe deu a oportunidade. Trabalho de bastidores feito pelo prefeito Mario Hildebrandt e pelo presidente da Câmara de Vereadores e desportista nato, Egídio da Rosa Beckhauser, causou ciumeira no oeste.
O karatê do município de Tubarão foi destaque nos campeonatos do fim de semana. No sábado, o treinador e atleta Fabrício de Souza participou da etapa Rio Grande do Norte – Mossoró do Circuito Open Nacional. Fabrício foi campeão na categoria Kata Individual Sênior, somando importantes pontos no ranking nacional. Também no sábado, em Criciúma, os atletas que participam de um projeto de iniciação desportiva, realizado na EMEB Faustina da Luz Patrício, foram destaques na III etapa do Campeonato Estadual de Karatê série B.
Com a coordenação da treinadora Ana Carolina, obtiveram os seguintes resultados - Guilherme: ouro no Kumitê Sub-12 (-45kg); Pedro: prata no Kumitê Sub-12 (-40kg); Sofia: prata no Kumitê Sub-15 (-30kg); Rihana: prata no Kumitê Sub-12 (-45kg); Vinicius: bronze no Kumitê Sub-12 (-30kg).
Por mais Ana Carolina na cidade
Que orgulho dessas crianças empunhando a bandeira da EMEB Faustina da Luz Patrício em um evento estadual e conseguindo um resultado desse. Com a dedicação da professora/técnica Ana Carolina, que iniciou na Associação Impacto e foi atleta do bolsa logo no início do projeto, no qual se tornou uma profissional de sucesso, o resultado veio no sábado, logo na primeira competição em que as crianças tiveram oportunidade de participar.
Registro a parceria das fundações municipais de Educação e Esporte, ao lado da Associação Impacto, que tem os atletas federados e puderam participar. Mesmo alguns que não puderam ter a primeira medalha sentiram na tenra idade o que é competir num evento estadual.
Decisão Copa SC Sub-20
Após confirmar a vaga na decisão no sábado, o Sub-20 do Hercílio Luz já sabe a data da primeira partida da final da Copa SC. Primeiro jogo será no Estádio Reinaldão, no sábado que vem, às 15h. A partida de volta será no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, no dia 26, às 15h. Pelo regulamento da competição, em caso de empate de pontos e saldo de gols na soma das duas partidas, o campeão será conhecido na disputa por pênaltis.
Para o jogo de sábado haverá ônibus gratuito para ir assistir à partida de ida, em São Ludgero. Uma grande oportunidade - com o apoio do torcedor - para sair com vantagem na partida de ida e conquistar este título inédito.
O drama continua em Oficinas
Lanterna da Série B com apenas quatro pontos em sete jogos, o Tubarão precisa somar dez pontos para não cair. A derrota para o Guarani por 2 a 1 deixa os dois últimos jogos com tons dramáticos, pois, além de fazer a sua parte, o time precisa torcer para três adversários não vencerem mais. O primeiro é o Nação. No confronto direto no próximo sábado, é obrigação vencer.
O segundo é o Internacional de Lages, que tem Metropolitano e Caravaggio pela frente. E o terceiro clube é o próprio Guarani, que terá pela frente o Criciúma, mas com o Sub-20, e a sensação Carlos Renaux, que busca a liderança e sonha com o acesso. É difícil escrever sobre isso, mas com um empate ou derrota o Tubarão cairá para a 3ª divisão - situação terrível para o tricolor de Oficinas.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas