Domingo, 24 de agosto de 2025
Tubarão
16 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
16 °C
10 °C

COLUNISTAS

Violência contra o árbitro

07/03/2023 23h00 | Atualizada em 07/03/2023 19h48 | Por: Eduardo Ventura

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) suspendeu preventivamente por 30 dias o presidente do Sergipe, Ernan Sena, pela agressão ao árbitro Bráulio da Silva Machado depois do empate diante do Botafogo, pela Copa do Brasil, na última quinta-feira. O resultado eliminou o clube nordestino do torneio. Não gostaria de iniciar a coluna desta semana com este tipo de chamada, mas se faz muito necessário pela onda de violência e desinformação que surgiu após o término da partida em Aracaju. Foi uma agressão injusta e desnecessária contra um profissional da arbitragem e seus auxiliares, com um presidente nervoso e triste pela incompetência do seu clube em campo, punido com acréscimos que constam nas regras do jogo - aliás, era para ser mais. De forma impensada, ele poderia ter desencadeado um linchamento dentro de um estádio de futebol se a torcida entra na onda e invade o campo para agredir o trio de arbitragem.

Manifesto do Sinafesc 

Li e também ouvi absurdos sobre o ocorrido. De forma correta o Sinafesc fez um legítimo manifesto contra a agressão em Sergipe. Ao fundo a torcida em coro mandava o árbitro tomar naquele lugar, num gesto de ignorância e desrespeito contra o ser humano, pai de família, que sai de casa, deixa esposa, filha e família para desenvolver tudo que aprendeu nos cursos tanto da FCF e CBF quanto FIFA, para chegar e ser agredido de forma covarde pelo presidente de um clube de futebol que deveria o receber com, no mínimo, educação. Em 2019, na Copa São Paulo de Futebol Jr, na partida do Tubarão e Mantiqueira, o então presidente da época, Dado de Oliveira, foi me receber no portão. Naquele momento seria o único veículo de imprensa para transmitir a partida em Guaratinguetá.

Rasteira em Governador Valadares

A onda de ignorância e falta de preparo rodou o Brasil. Em Governador Valadares (MG), após o apito final do jogo entre Democrata e Atlético, crianças e adolescentes invadiram o gramado para tietar o atacante Hulk. Entre eles, um menor correu pelo gramado e levou uma rasteira de um fiscal da FMF (Federação Mineira de Futebol), caindo com o rosto chão. Antes de levar a rasteira, um policial militar acertou a perna do menino com cacetete. O garoto estava acompanhado dos pais e invadiu o campo para tirar uma foto com o goleiro Everson, do Atlético. O menor conseguiu a foto após o ocorrido, mas ficou com o nariz sangrando para fazer o boletim de ocorrência.

Estadual definido

28/02/2023 19h39 | Atualizada em 28/02/2023 19h39 | Por: Eduardo Ventura

Conforme antecipamos na semana passada, no sábado foi realizado o conselho técnico do Campeonato Catarinense Série Ouro. A competição reunirá 10 clubes, com novo formato de competição, e com o Tubarão confirmado na Copa Sul, que terá sede em Santa Catarina e será realizada em setembro. As novidades são Atlético de Itapema e Camboriú; permanecem o Apaff (Florianópolis) e São Francisco; com os clubes da Liga Futsal, Jaraguá; Joaçaba; Jec/Krona; Tubarão e Blumenau. Na primeira fase, os clubes se reúnem para disputar nove rodadas. Os oito primeiros avançam para o quadrangular, em jogos de ida e volta, com os dois melhores de cada grupo se enfrentando nas semifinais e finais. A previsão é iniciar a competição em 11 de abril.

Clubes na bronca com a LTF

O campeonato mais tradicional de futebol amador, promovido pela Liga Tubaronense de Futebol (LTF), tem tudo para ser esvaziado já na edição de 2023. Cerca de oito clubes deverão disputar a primeira Copa Tubarão de clubes amadores, inclusive duas empresas já demonstraram interesse em apoiar financeiramente a competição. Estou buscando identificar o motivo da insatisfação dos clubes. Atualmente a LTF recebe do município de Tubarão, através de um termo de fomento, o montante de R$ 80 mil. O valor cobre arbitragem de toda a competição, uniforme para a categoria principal, duas bolas e bolsa de massagem. Isso isenta os clubes de terem esse custo na participação, sem pagar taxa de inscrição para a competição. Situação que terá desdobramentos às vésperas da eleição da entidade. Os clubes é que fazem a entidade crescer. Se tem algo errado, está na hora de sentar para conversar, mas de espírito desarmado, pensando no melhor para ambos os lados, não só da entidade.

Sharks Basket feminino

A equipe de basquete que representa Tubarão conta com novo projeto, fomentando o esporte na categoria feminina da região. A modalidade será desenvolvida em horários específicos, no Ginásio de Esportes Univinte, em Capivari de Baixo. Pelas manhãs, as turmas vão funcionar às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. Durante as tardes, os treinamentos acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 15h, e também nas sextas-feiras, das 15h às 16h. Os horários são destinados a meninas de 11 a 16 anos. A participação é gratuita, basta comparecer no ginásio nos dias de aula. Uma equipe adulta feminina está em estudo.

Volta à liderança

07/02/2023 20h00 | Atualizada em 13/02/2023 15h49 | Por: Eduardo Ventura

O Campeonato Catarinense, após cinco rodadas, tem o retorno do Hercílio Luz à liderança, e com uma meta já cumprida nesta temporada: permanecer na primeira divisão, buscando preencher o calendário do clube, tanto no profissional quanto nas categorias de base. Cinco jogos, quatro vitórias, líder isolado e galgando a cada rodada.

É a melhor colocação nesta fase em que os clubes jogam 11 partidas e buscam uma mísera vaga no G8, ou escapar da segunda divisão. Há ainda o calendário gordo no ano seguintes com a vaga na Série D do Brasileiro. Claro que o torcedor está eufórico e mostra para uma meia dúzia de corneta que o clube segue rigoroso planejamento, laureado pelo quinto lugar na temporada passada. Com os ajustes baseados no que aconteceu de errado no ano passado, comissão técnica e gestores do clube seguem à risca o que todos almejam: ser campeão catarinense em 2023.

Será que o Rubinho tem razão?

O nível técnico é algo que vai ser discutido por muito tempo e conflita com o que o próprio presidente Rubinho disse no lançamento do campeonato para o colega Polidoro Júnior: que o Campeonato Catarinense tem que ter oito clubes. O que argumentar com o presidente? Com cinco rodadas, existem cinco clubes com cinco pontos, com Figueirense fora do G8 e o Concórdia com cinco empates. Hercílio, Brusque e Joinville têm dois gols sofridos, mas o clube do norte só marcou um, segue em décimo primeiro, mesma situação do Barra, que tem um gol marcado, ocupando o quinto lugar. As duas próximas rodadas vão definir muita coisa em termos de classificação. Alguns já podem ir para a casa da vó buscar o terço, pois nem com reza vai resolver.

Emagrecimento saudável

Na lista do Top 10 do Brasil, Peter Correa Rosa, o nosso Homem de Ferro, está abrindo vagas para o emagrecimento saudável em 12 semanas. Totalmente saudável e natural, com mais de meia tonelada de peso eliminado em 2022. São 36 treinos com personal e atendimento nutricional esportivo. Os interessados podem entrar em contato com ele pelo WhatsApp (48) 9 9949 – 1987. Quem ligar e citar a coluna aqui do Folha Regional vai ganhar um desconto especial.

Treinador, profissão perigo

31/01/2023 20h08 | Por: Eduardo Ventura

A profissão de treinador de futebol, infelizmente, não é respeitada no futebol brasileiro, mas muitos vão dizer que alguns não têm capacidade para treinar um time de futebol ou faz alterações equivocadas, e por aí vai. O Campeonato Catarinense de 2023 é uma bomba-relógio que nem o MacGyver consegue desarmar. O primeiro a cair foi o Arilson Costa, do Atlético Catarinense. Do elenco do CAC e dos “Amigos do Romário”, Márcio Meira deveria fazer uma lista de dispensa, mas não concordou com a situação, pois queria contar com alguns jogadores e os gestores vetaram. Em resumo, um ponto em quatro jogos, décimo segundo lugar, nenhum gol marcado e três sofridos. Arilson servia quando foi para recuperar o clube na Série B em 2022, para não cair, e foi premiado com o acesso. Falta gestão para o time dos “Amigos do Romário”, ou falta qualidade. Com quatro rodadas, o clube corre o risco sério de voltar para a segundona em 2024.

Bateu o desespero

A segunda vítima foi Júlio César Nunes, demitido após perder para o Brusque em casa, na última quinta-feira. Em outubro, o técnico foi anunciado pelo Manauara para disputar o Campeonato Amazonense, porém, ele mudou de ideia e acertou com o Joinville. De acordo com a assessoria do profissional, a justificativa é de que Júlio César, gaúcho, quer ficar mais próximo da família. Com dívida acima dos R$ 50 milhões, o JEC está em recuperação judicial e no desespero, cuja luta é buscar uma vaga na Série D em 2024, ocupando o décimo primeiro lugar, com três pontos. A decisão do clube em tom de desespero é reunir os cacos e não cair para a segunda divisão. Mas a dúvida paira no ar. O agora ex-treinador tinha qualidade no seu elenco, com contrato até o fim do Campeonato Estadual. Ficará recebendo o restante do contrato. Prejuízo para ambos os lados.

Quem será o próximo?

Analisando as quatro rodadas, quem anda na corda bamba é Rogério Correa, comandante do Marcílio Dias, mesmo com a vitória diante do Criciúma após 14 anos, em partida no Estádio Heriberto Hülse. A sequência de jogos é dura: Camboriú (C), Figueirense e Chapecoense, ambos longe dos seus domínios. O número mágico para se garantir na primeira divisão é na faixa dos dez pontos, e para buscar uma vaga no G8, seguindo a temporada passada, é doze. Portanto, Atlético Catarinense, Joinville, que balançou no ano passado e segue igual neste ano, ao lado de Concórdia, Barra, Camboriú e Marcílio Dias disputarão uma briga muito forte para se manter na elite do futebol catarinense. Bom para quem torce para os clubes que estão na parte de cima da tabela, mas ruim para quem busca calendário e viverá a pressão das próximas sete rodadas.

Treinadores na berlinda

24/01/2023 19h42 | Por: Eduardo Ventura

Com três rodadas, é cedo para avaliar o Campeonato Catarinense. Ouvi isso em um veículo de comunicação no fim de semana. Claro que o comentarista não quis opinar, mas dá para ter uma ideia sim. A quarta rodada, e a parada forçada por quase 10 dias, permitem que alguns clubes arrumem a casa. Ou seja, quando voltarem a campo, em 4 ou 5 de fevereiro, teremos 35 dias para o término da primeira fase, e muitos fazendo conta para fugir da Série B, outros para se manter no G8, e a vaga na Série D. O Atlético Catarinense já sacou Arilson Costa. Quem será o próximo? Treinadores de Barra (Hemerson Maria), Marcílio Dias (Rogério Correa) e Concórdia (Itamar Schuller) seguem sob intensa pressão.

Acidente de percurso

A primeira derrota no Campeonato Catarinense em Brusque tem que ser encarada como acidente de percurso, muito pela circunstância da partida, servindo de análise de correção para o restante da competição. O Hercílio Luz abre o placar logo aos 16’, com o oportunismo de Giovani. Aliás, tomou conta do primeiro tempo, com posse de bola superior, na casa dos 60%. Raul Cabral foi forçado a sacar do time o atacante Carlos Renato, mudando o sistema de jogo, mas aos cinco minutos da etapa final, em um lançamento - vou considerar assim - o atacante Olavio ganhou de Wiliam Rocha na velocidade, acertando um belo chute cruzado, marcando o gol de empate.

Precisa ficar atento

Após o susto, o Hercílio Luz se reorganizou em campo, mas não conseguiu marcar o segundo, segurando o empate, o que não seria nada ruim, pelas circunstâncias de jogar contra o Brusque fora de casa. Mas quando o adversário tem um atacante da qualidade de Olávio não se pode vacilar. Bola cruzada por Totty pela direita passa por toda a extensão da grande área, com Lucas Poletto dominando pelo setor esquerdo, cruzando a bola na área, com Olavio marcando o segundo gol e a virada do quadricolor, aos 37’, decretando nos números finais a primeira derrota do Leão do Sul.

Vem aí o Avaí

O Hercílio Luz encerrou a terceira rodada em terceiro lugar, com seis pontos, um a menos que o Brusque, que pulou para sete. Pela quarta rodada, o Leão do Sul volta a campo nesta quarta-feira, dia 25, às 19h, quando recebe no Estádio Dr. Aníbal Torres Costa o Avaí. Mais uma vez o clube conta com o apoio do seu torcedor para ser o décimo segundo jogador. Vencer é importante para seguir no bloco dos quatro primeiros colocados. O Esporte de Primeira transmite a partida a partir das 18h40. Acompanhe pelo www.esportedeprimeira.com.br, no radiosnet e YouTube. Comigo nesta estará o Caio Maximiano.

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!