Quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Tubarão
29 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
16 °C

COLUNISTAS

E agora, PSD?

19/08/2025 21h39 | Atualizada em 19/08/2025 21h39 | Por: Nilton Veronesi

O discurso será de normalidade. Evidente que o jogo político na Amurel muda de rumo com a deflagração da 6ª fase da Operação Mensageiro, que teve como um dos alvos o ex-prefeito de Braço do Norte Beto Kuerten (PSD). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa, prefeitura e Câmara, e documentos referentes ao ano de 2022 foram levados por Gaeco/Geac. Não é um pré-julgamento, mas um nome que precisava ganhar força, em especial na região litorânea, sofre um revés com esse desgaste político, e o questionamento vem à tona: e agora, PSD? Mantém a condição de pré-candidato ou os pessedistas apostarão em um outro nome? Correligionários enviaram mensagens com um termo que uso com frequência: “vai cair no colo do Jairo Cascaes, o cara que quer nada e sempre tem tudo”. Candidaturas já consolidadas a uma vaga na Alesc, como do delegado Ulisses Gabriel (PL) e de Pepê Collaço (União Progressista), ganham ainda mais espaço nesse vácuo que deverá ser deixado por Betinho. 

Falando em PSD... 

O bicho pegou na sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão. Carlos Alexandre dos Santos e Valdir Antunes, ambos do PSD, trocaram ofensas. Mentiroso pra cá, sem vergonha pra lá... Xandão criticou vereadores que anunciam destinação de emendas enviadas por deputados sem valores e datas. Barba não gostou, sentiu as dores, e ambos foram para o confronto. Percebam o nível dos legisladores (e não é exclusividade de Tubarão): brigam por algo que nem deveria existir. Sim, a aberração das emendas parlamentares, principalmente pelo modo como são utilizadas no Brasil, como forma de “toma lá dá cá”, não deveria existir, e os parlamentares (que enviam e que recebem) se gabarem menos, afinal é uma grana nossa, ou alguém aqui agradece o caixa eletrônico quando vai sacar SEU dinheiro? Menos, deputados, senadores e vereadores. Bem menos.   

Transparência?     

Não tem como cobrar obras de relevância do governo Preto Crippa. Laguna passou por administrações desastrosas, que afundaram o município, e são justos os 12 meses pedidos pelo prefeito para colocar a casa em ordem. Na parte administrativa é diferente. Uma prefa quebrada admitir mais de 200 funcionários comissionados é um deboche com a grana do pagador de impostos. Outro ponto: o alcaide fala com frequência sobre a idoneidade da gestão, mas passou da hora de justificar as inconsistências na gerência da Fundação Irmã Vera. Não só não temos explicações, como uma boquinha pro ex-presidente da entidade foi conseguida na Amurel. Tá ficando bem difícil. 

Jorginho e Julio

Em entrevista à jornalista Maga Stopassoli, no portal ND Mais, o prefeito de Floripa, Topázio Neto (PSD), afirmou que “o partido tem a chance de colocar o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), como vice do governador Jorginho Mello (PL) no pleito de 2026”. A ideia tem o apoio de muitos pessedistas na base, já que nas pesquisas internas o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), não tem empolgado. Me fez lembrar uma frase muito mencionada no meio político em períodos eleitorais: “melhor ser inimigo na vitória do que sócio na derrota”.

Lagoa da Jagua está diminuindo

12/08/2025 22h50 | Atualizada em 12/08/2025 22h50 | Por: Nilton Veronesi

Um alerta feito pelo vereador Mário Goulart Ferreira (MDB) assusta. Um dos pontos turísticos mais frequentados da nossa região está sumindo, a Lagoa da Jagua. “Recebi uma foto de um píer onde mergulhávamos e tinha de um metro e meio a dois metros de nível, hoje está com 50 centímetros”, explicou o parlamentar, que pediu que a prefeitura fizesse um estudo hídrico para as comunidades que dependem daquela água para abastecimento das casas e empresas. Centro, Costa da Lagoa, Encruzo, Arroio Corrente, enfim, cerca de 15 mil moradores recebem o abastecimento vindo da lagoa. Pepinão pro prefeito resolver! 

Fator Pepê 

Trabalho há mais de 12 anos na imprensa local, e o assunto “Redragagem do Rio Tubarão” é batido, velho, discutido e nunca resolvido. A coisa mudou de figura após o deputado estadual Pepê Collaço (União Progressistas) assumir a bandeira. A “obra” saiu do blá blá blá e foi pra ação. Primeiro, com a atualização dos projetos de redragagem e desassoreamento do Canal da Barra, em Laguna. Agora, com a inclusão do valor para execução do primeiro lote, na LDO de 2026. Relembrando: após uma negociação entre governo de SC e Bancada do Sul na fatídica votação do empréstimo de R$ 700 milhões que custearão obras no norte do Estado, o parlamentar tubaronense convenceu os deputados sulistas de que não seria justo não pingar “um centavo” sequer daquela grana toda para nossa região. Para não atrapalhar o encaminhamento da votação na assembleia, o Estado se comprometeu a incluir 10% do valor do Finame para as obras. Governador Jorginho Mello cumpriu a promessa, e uma camarada aí deu mais uma barrigada, dizendo que o chefe do Executivo catarinense não havia se comprometido.   

De que lado Schiochet estará?     

O deputado federal catarinense e presidente do Conselho de Ética da Câmara, Fabio Schiochet (União Progressistas), recebeu a lista dos parlamentares de direita que obstruíram pauta na última semana, pedindo que fosse pautada a anistia e o fim do foro privilegiado. Três de SC estão no rol: Carol de Toni, Júlia Zanatta e Zé Trovão, todos do PL. Schiochet tem 72 horas para analisar e designar quem será o relator do processo. Agora ele não poderá ficar ensaboadamente, como é seu perfil, em cima do muro. 

Alinhamento do PSD com Jorginho

Notícias vindas da capital de todos os catarinenses dão conta de que o governador Jorginho Mello (PL) e o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), estão com discurso alinhadíssimo. Entre os pessedistas, há quem firme o pé que o partido estará com o governador, indicando o vice, que poderia ser o próprio Julio ou o prefeito de Floripa, Topázio Neto. A briga seria pro Senado, já que alguns nomes estão trabalhando pela vaga, como Carol de Toni (PL), Esperidião Amin (União Progressistas) e Carlos Bolsonaro (PL). O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), também poderia ter a indicação. Neste cenário, perderia força o MDB, que na negociação pode abocanhar mais uma vez a presidência da Alesc, suplência no Senado e algumas secretarias. 

Venezuelização

05/08/2025 20h41 | Atualizada em 05/08/2025 20h41 | Por: Nilton Veronesi

Vamos levar em consideração que todas as narrativas levantadas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro sejam verdades. Todas. Cartão de vacina, baleia, joias, rachadinha, Marielle, interferência na PF e até o suposto golpe sem armas, sem exército, só com velhinhos, batom e sorveteiros. Vamos fingir que tudo aconteceu. Percebam, nenhum caso de corrupção. Nenhum caso em que ele teria metido a mão no nosso bolso. Num país em que a justiça condena (e solta) Sérgio Cabral, Zé Dirceu e cia. pelos maiores esquemas de corrupção da história do mundo, fica evidente que tirar Bolsonaro do processo eleitoral nada tem a ver com qualquer crime que ele supostamente cometeu. Querem tirá-lo do “jogo” porque mais quatro anos de direita seria péssimo pro sistema. Nem vou a fundo na história. Na última “eleição” da Venezuela, a principal líder de oposição, Maria Corina Machado, não pôde concorrer. Foi inabilitada pelo Supremo Tribunal de concorrer a cargos públicos por 15 anos por motivos inconsistentes. Ela também foi presa por supostamente conspirar contra o país. Qualquer semelhança com a Venezuela não é mera coincidência. 

PL da Amurel exala “mortadela” 

Usei essa expressão nas redes sociais antes do dia 3 de agosto. Passadas as manifestações contra Lula e Moraes, ficou mais claro que a direita da região é de conveniência. São leões pra postar vídeos e fotos em redes sociais ao lado de figurões do PL e umas tchuchucas pra defender as pautas, as bandeiras da direita. Sete prefeitos, alguns vices e dezenas de vereadores, e nenhum movimentozinho sequer. Se depender da vontade e movimentação dos “bolsonaristas” da Amurel para ser solto, o ex-presidente pegará prisão perpétua.   

PSD de Laguna     

A ex-vereadora Deise Daiana é a nova presidente do PSD de Laguna. Ela foi candidata a prefeita em 2024 pelo Republicanos e ficou na 3ª colocação, com 3.552 votos. A coligação elegeu um vereador, Jaleel Farias (PSD). Segundo a nova comandante dos pessedistas, “o convite partiu do presidente estadual do partido (Eron Giordani)”. Questionei sobre a possibilidade de o diretório apoiar as candidaturas de Beto Kuerten (deputado estadual) e Julio Garcia (federal), e a resposta foi: “Ainda não sabemos, vamos fortalecer o quadro na região”. 

Resposta de César

O vereador e pré-candidato a deputado estadual César Damiani (NOVO) não gostou da nota “Clima azedou na Jagua”. Segundo o edil, “não há descontentamento com o governo municipal, e a relação com o prefeito Laerte segue inabalada”. Usando a tribuna da Câmara, Damiani citou que o partido foi contemplado com secretarias de alto escalão (Turismo e Gestão) e que o questionamento sobre o contrato do transporte escolar foi algo rotineiro. Não me procurou, como disse na “Casa do Povo”. Eu que o contatei e faço questão de registrar. Contraponto: por mais que seja o papel do vereador, não seria mais fácil questionar tal contrato junto ao correligionário, como disse o próprio parlamentar, que ocupa a pasta responsável, em vez de externar na tribuna do Legislativo? Tô curioso: por que prorrogaram tal edital e não fizeram um novo? Esperando respostas...

Clima azedou na Jagua

29/07/2025 22h59 | Atualizada em 29/07/2025 23h00 | Por: Nilton Veronesi

Não se sabe se por ciúme ou ingratidão, mas o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva (Podemos), virou as costas para líderes do Partido Novo, importantíssimos para sua reeleição. Há quem diga que, no caso do vereador César Damiani, o chefe do Executivo jaguarunense não ficou feliz com o fato de Damiani ter colocado o nome à disposição para concorrer uma cadeira na Alesc. Laerte queria ser o nome na Jagua. Antes disso, como já escrevi, o alcaide rejeitou a primeira suplente Amanda Aguiar na segunda gestão. Na última semana, o edil do Novo questionou um contrato de transporte escolar. Segundo César, que não tem sido procurado para decisões importantes do governo, a administração prorrogou um contrato em vez de fazer nova licitação, fato que poderia economizar R$ 5 por quilômetro rodado. Além disso, alguns ônibus da prefa ficam parados e poderiam fazer o translado da criançada. Portanto, não teria motivo para um contrato daquela forma. 

Prefeituras de Laguna e Imbituba a favor da APA da Baleia Franca 

Uma Moção de Repúdio foi emitida pelo Ministério do Meio Ambiente contra o movimento de revisão da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF). Até aí nenhuma surpresa. O que me pegou mesmo foram as “entidades signatárias”. Duas chamaram a atenção, pra ser mais preciso: prefeitura de Imbituba e prefeitura de Laguna. Sim, a “Gestão Peninha” e a “Gestão Crippa” são contra as 50 mil famílias afetadas pela aberração das demarcações. Isso não é opinião, é informação. Os prefeitos Preto Crippa e Michel Peninha, ambos do PL, disseram que suas gestões são contra qualquer tipo de revisão, afinal o documento oficial é claro: “reduzir ou extinguir a APA-BF é um retrocesso ambiental que vulnerabiliza a conservação de áreas ambientalmente frágeis e socialmente importantes”. A moção é datada de 15 de julho de 2025. Decepcionante.   

Morro dos Cavalos     

O projeto do contorno que visa desafogar o trânsito no Morro dos Cavalos, proposto pelo governo de SC, está pronto. O governador Jorginho Mello (PL), corretamente, só quer uma contrapartida: que o governo Lula devolva os R$ 384 milhões colocados pela “Gestão Moisés” nas rodovias federais no Estado. Tá certo o Jorginho, foi uma tremenda “bola fora” do comandante. E se a gestão petista tiver juízo, bate o martelo, afinal sabemos o “pepinão” que é aquela região. Evidente que não dá pra criar expectativas diante do “desgoverno federal”.

Aprovar requerimento?

O papel do vereador é fiscalizar e, pra isso, é preciso pedir informações através de requerimentos. No Capiva, alguns requerimentos precisam de aprovação da Casa. O vereador Aurimar (Republicanos), que foi eleito para fazer oposição, teve negado pela Casa um documento que questionava a compra de asfalto pela municipalidade. Uma afronta à democracia. Uma afronta à legislação. Do que os vereadores de situação têm medo? Que papelão. Situacionistas de ocasião não permitem os colegas trabalharem por interesses “escusos”. Nem são escusos, mas não quero complicar o jurídico do Folha Regional.

A esquerda nos governos do PL

22/07/2025 21h08 | Atualizada em 22/07/2025 21h08 | Por: Nilton Veronesi

O que tem acontecido em Laguna e Capivari de Baixo tem desagradado líderes do PL de SC. Em nome da tal governabilidade, os prefeitos Preto Crippa e Claudir Bitencourt rechearam o quadro de comissionados com simpatizantes e integrantes do PT e PSOL. Por mais que os chefes dos Executivos queiram dar um ar de normalidade, isso acaba sendo extremamente prejudicial pro projeto nacional, já que a “canhota” terá palanque e poder onde nunca teve. O pior: para que petistas entrassem nos dois governos, aliados ficaram na mão, mesmo entupindo a prefa de gente. Em Laguna, mais de 200 comissionados foram admitidos; no Capiva 120. Num jargão talvez inapropriado para o espaço, em nome da tal governabilidade os prefeitos “venderam a alma pro capeta”. Mas tenho uma dúvida sincera: foi mesmo pela governabilidade ou Claudir e Preto tem mesmo um viés de esquerda, como foi amplamente falado durante a campanha? Eu não acreditava. Hoje não coloco minha mão no fogo por eles, nem com luva térmica. 

Grazi quer a candidatura 

Isso não é informação, é opinião, é o cheirinho de política que paira no céu da região. Com o “não” de Beto Martins a uma candidatura a deputado estadual em 2026, alguns nomes têm se arvorado para tentar emplacar a vaga: Penacho, vice-prefeito de Armazém; Felippe Tessmann, presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão; João Zaboti, vereador na Cidade Azul; e a primeira-dama Grazi Soratto. Em entrevista ao Jornal Hora Hiper, questionei o prefeito Estêner Soratto, que tentou ensaboar, porém, deixou claro que o governador Jorginho Mello será fundamental para a escolha do candidato (ou candidata) do PL na Amurel, e, nesse ponto, Grazi tem ampla vantagem sobre os demais. Ela tem trabalhado voluntariamente, em especial na parte social, em programas e ações da PMT, o que tem dado visibilidade política à arquiteta. Se assim for, Soratto vai ter que lidar com outro problema: a ciumeira. Tem gente no partido torcendo o nariz para a indicação. Sempre bom lembrar que outro nome na região tem uma eleição bem encaminhada, o delegado-geral da PC, Ulisses Gabriel.   

Melhor polícia e a que mais trabalha     

A nova diretora da Polícia Civil do sul de SC, delegada Carolini De Bona Portão, nos repassou um dado que chama a atenção positivamente sobre o trabalho da PC. Santa Catarina é 23º Estado em número de policiais e o 1º nos índices de criminalidade, ou seja, poucos agentes e o resultado gigantesco. Imagina se temos um contingente a contento? O “bambu ia roncar” ainda mais no Estado. Os números colocam ainda mais o delegado-geral Ulisses Gabriel como candidatíssimo a deputado estadual pela região em 2026. 

Universidade Gratuita

O Tribunal de Contas do Estado publicou relatório com evidências preocupantes no Universidade Gratuita, do governo de SC. Mais de 13 mil indícios de irregularidades. As que mais chamam a atenção: dezenove estudantes têm patrimônio familiar na casa dos R$ 200 milhões; 1.260 alunos acima de R$ 1 milhão e 18 com registro de óbito. Definitivamente, governador, não é só meia dúzia que reclama, como o senhor disse recentemente em Jaguaruna. O programa passa por uma crise de credibilidade, e mudanças precisam ser feitas, goste ou não. Ah, lembrando que o programa é preconceituoso com estudantes da Amurel.

Nilton Veronesi

Política

Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!