Michel Torres Costa transforma resíduos metálicos em esculturas que brilham em acervos e espaços por todo o Brasil e pelo mundo
Notícias de Tubarão - O artista visual Michel Torres Costa, natural de Tubarão, está conquistando o seu reconhecimento internacional. Ele foi o único representante brasileiro selecionado para participar do Valuable Scraps (Retalhos Valiosos, em português), na Turquia - prestigiado workshop artístico focado em esculturas de metal art.
A convite da Aselsan - empresa turca referência internacional em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de produtos militares avançados para forças aéreas, terrestres e marítimas, Michel está elevando o nome do país em uma celebração que marca o 50º aniversário da companhia.
A figura de um escorpião imponente, com 2,3 metros de comprimento por 2,5 metros de altura, foi a escolha de Michel, que trabalhou por 21 dias na sede da empresa, na capital Ancara. Para esta missão internacional, Michel teve a oportunidade de convidar um artista amigo - Rodrigo Rodrigues Vieira - para auxiliá-lo.
As esculturas criadas no evento, algumas com até cinco metros de altura, farão parte do acervo permanente de um dos importantes museus de arte na Turquia. Além de sua participação na criação de uma obra no local, Michel também levou uma de suas peças, que foi doada para integrar o acervo da instituição e que participará de futuras exposições a partir do próximo ano.
“Participar de um evento desse porte e poder trocar experiências com grandes artistas do mundo todo é um sonho e um desafio, além de mostrar que nossa cidade e região têm grandes talentos artísticos que levam o nome de Tubarão para todo o mundo, mas que o público local ainda precisa conhecer”, disse Michel. Pensando nisso, o artista está preparando uma exposição em breve, com o objetivo de oportunizar que as pessoas de sua cidade conheçam mais sua obra e seus processos de criação.
Leia mais: Artista de Tubarão transforma sucatas de metal em obras de arte que viralizam nas redes sociais
Dez artistas de diferentes nacionalidades, incluindo Michel, foram selecionados para criar obras exclusivas utilizando somente materiais metálicos descartados provenientes dos processos de produção da Aselsan.
Entre os selecionados também estavam nomes de peso da metal art, como Dotun Popoola – Nigéria, Gastón Gallardo – México, Dario Tironi – Itália, Jonathan Imafidor – Estados Unidos e Sayaka Kajita (Ganz) – Japão.
Sobre Michel Torres Costa
Nascido em 1988 em Tubarão, Michel Torres Costa consolidou sua carreira artística na Metal Art, transformando materiais metálicos rejeitados, mas reutilizáveis e recicláveis, em esculturas impactantes. Sua jornada começou após uma década na metalurgia, culminando em 2019 com a criação de sua primeira obra em metal a partir de peças automotivas descartadas. Desde então, suas mais de 50 criações decoram residências e espaços públicos no Brasil e ao redor do mundo.
Leia mais: Escultor de Tubarão tem peça leiloada por R$ 88 mil durante evento em São Paulo
Reconhecido por sua inovação nos processos artísticos e sustentabilidade no uso e manejo dos materiais, Michel já marcou presença em eventos de peso como a CasaCor Santa Catarina e o SC Custom Show, além de ter sido contratado pelo Prime Video para criar uma espada promocional para a série "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder" e ter um documentário sobre sua obra gravado pela EuroNews.