Terça-feira, 08 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
COTIDIANO

Câmara de Capivari de Baixo implanta comissão para fiscalizar decreto de calamidade hídrica

Decreto declara Situação de Calamidade Pública e Hídrica em Capivari de Baixo; comissão vai monitorar, avaliar e sugerir medidas para mitigar os impactos da escassez hídrica

Capivari de Baixo, 28/02/2025 13h51 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

A Câmara de Capivari de Baixo aprovou a criação da Comissão Municipal de Acompanhamento e Fiscalização do decreto de calamidade hídrica, instaurado no último dia 14 pelo prefeito Claudir Bitencourt. O objetivo da comissão é monitorar, avaliar e sugerir medidas para mitigar os impactos da escassez hídrica no município.

A comissão é formada pelos vereadores Fernando Juninho, Heloisa Cardoso, Cariny Figueiredo, Felipe Alves e Ted da Barbearia.

Entenda o caso

Capivari de Baixo decreta estado de calamidade pública e hídrica por 90 dias
Capivari de Baixo prevê investimentos de quase R$ 5 milhões para conter crise hídrica

Compete à comissão acompanhar e fiscalizar a implementação das medidas previstas no decreto de calamidade hídrica; realizar audiências públicas sobre os impactos e soluções para a crise hídrica; emitir relatórios periódicos sobre a situação hídrica do município e encaminhá-los ao Legislativo e Executivo; sugerir ações emergenciais e estruturantes para a gestão dos recursos hídricos; e fiscalizar a aplicação de recursos destinados ao enfrentamento da crise hídrica.

Decreto de calamidade hídrica

De autoria do Legislativo, a comissão terá prazo de duração correspondente à vigência do decreto de calamidade hídrica, podendo ser prorrogada conforme decisão da Câmara. “A criação da comissão proporcionará maior transparência, participação social e controle sobre as medidas implementadas, assegurando que os recursos sejam aplicados de maneira eficiente para mitigar os impactos da escassez de água”, diz a justificativa do projeto.

O decreto municipal declara Situação de Calamidade Pública e Hídrica em Capivari de Baixo e institui medidas para a economia e o uso racional de água. Estará vigente por 90 dias devido à grave escassez de recursos hídricos e ao aumento das temperaturas.

O decreto estabelece que o Consórcio Saneamento Capivari apresente projeto técnico que contemple de forma definitiva a solução para falta de água potável no município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!