Equipe da Secretaria de Saúde realizou a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar nos prédios do Detran e da Polícia Civil
O número de focos do mosquito Aedes aegypti saltou de 23 para 46 em uma semana em Tubarão. Para ampliar as estratégias de enfrentamento, a equipe da Secretaria de Saúde realizou a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) nos prédios do Detran e da Polícia Civil.
A técnica consiste na aplicação de inseticida residual nas paredes internas dos ambientes, permanecendo ativo por até quatro meses. Dessa forma, o mosquito da dengue é eliminado ao entrar em contato com as superfícies tratadas. Ao longo do ano, são realizados três ciclos de borrifação, conforme orientações do Ministério da Saúde.
A ação será ampliada para outros locais, com prioridade para os bairros que apresentam maior número de focos, como Oficinas, Centro, Santo Antônio de Pádua e Vila Esperança.
Paralelamente às ações de borrifação, as equipes da Secretaria de Saúde seguem executando o protocolo do Ministério da Saúde por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA), ferramenta que permite mapear as áreas com maior risco e direcionar de forma mais eficiente as ações de combate ao mosquito.
Lembrando que a vacina contra a dengue está disponível para o público de 10 a 14 anos, conforme definição do Ministério da Saúde. As doses estão disponíveis nos postos de saúde que possuem sala de vacina aberta.