Homem de 34 anos foi flagrado por câmeras e indiciado por maus-tratos. Cão sofreu ferimentos e será encaminhado para adoção
PCSC/Divulgação/Folha Regional Um homem de 34 anos foi preso em flagrante e indiciado por maus-tratos contra um cão ao ser filmado arrastando o animal preso a um caminhão por cerca de 1 quilômetro em Blumenau, no Vale do Itajaí. As imagens do crime foram gravadas em 29 de novembro e o caso concluído na segunda-feira (15).
O cão foi encontrado junto ao tutor com feridas pelo corpo, além de unhas arrancadas e partes musculares expostas. Segundo a Polícia Civil, o homem admitiu que não levou o cachorro ao veterinário durante os 16 dias desde o ocorrido, passando somente óleo de girassol nos ferimentos.
Conforme apurado, após lavar o caminhão, o motorista teria saído com o veículo sem perceber, segundo sua versão, que o animal estava amarrado na parte traseira, passando a arrastá-lo e causando graves lesões.
.jpg)
O fato veio ao conhecimento das autoridades após imagens de câmeras de monitoramento registrarem a prática de maus-tratos.
Durante as investigações, a Polícia Civil localizou o motorista em sua residência e encontrou o cão. O animal foi encaminhado para atendimento veterinário pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), que constatou que ele se encontrava em situação de maus-tratos e sofrimento desnecessário, necessitando de atendimento profissional imediato.
Ainda de acordo com as apurações, testemunhas teriam alertado o motorista, no dia dos fatos, de que o animal estava preso ao veículo, quando este parou o veículo e colocou o cachorro na cabine. Foi pra casa e não levou o cão para um veterinário. Em depoimento, o homem afirmou que possui o cão há cerca de um ano e alegou não ter percebido que o animal estava amarrado ao caminhão no momento em que saiu.
O cachorro foi resgatado e segue em tratamento. Posteriormente, foi encaminhado ao Cepread, da Prefeitura de Blumenau, onde permanecerá sob cuidados e, após a recuperação, será destinado à adoção responsável.