Sábado, 27 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
20 °C
5 °C
Rádio H2O
BRAÇO DO NORTE (SC)

Baleia que encalhou em Imbituba não sobrevive e é removida por retroescavadeira

O animal era macho, da espécie jubarte, e tinha aproximadamente nove metros de comprimento

Por Redação l Folha Regional

A baleia que encalhou na Praia da Vila, em Imbituba, na manhã desta sexta-feira (26) não sobreviveu. O animal era macho, da espécie jubarte, e tinha aproximadamente nove metros de comprimento. 

As equipes do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), da Udesc, foram acionados e retiraram a baleia da linha de maré. Foi usada uma retroescavadeira concedida pela prefeitura. Serão realizadas necropsia e foram coletadas amostras biológicas para identificar a causa da morte.

O animal chamou a atenção de moradores e turistas. O PMB-SC orientou que a população respeite o isolamento da área e mantenha distância da carcaça. Baleias mortas podem representar risco biológico.


Morte recente

Há cerca de um mês, uma baleia-de-Bryde foi encontrada morta na Praia de Arroio Corrente, em Jaguaruna e a ocorrência foi atendida pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas – PMP-BP/Setor B. O animal também era macho e media aproximadamente 15 metros.

Compartilhar: