Não dá para jogar a toalha antes de disputar o segundo jogo em Itajaí, mas, domingo, jogando diante da sua torcida, o Hercílio Luz perdeu a grande oportunidade de fazer a final da Copa Santa Catarina com vantagem. Empate em zero a zero, com um jogador a mais desde os 15 minutos do primeiro tempo, e um pênalti perdido por Jonathan Cabeça.
O Marinheiro ficou faceiro da vida com o resultado. Agora joga por dois resultados iguais, ou seja, o empate lhe garante na Copa do Brasil em 2023 e o título da competição. O que faltou? Ousadia por parte do treinador colorado. Agora é arrumar a casa para vencer o Marcílio Dias, algo que não consegue há 31 anos. Bora quebrar esse tabu e voltar com o título.
Peixe nas semifinais da Copa SC
Com um jogador a menos, e de virada, vitória por 2 a 1. Assim o Tubarão conquistou a vaga nas semifinais da Copa Santa Catarina – Sub-17. A partida foi realizada no Estádio Domingos Silveira Gonzalez. Os gols foram marcados por Henrique Blasius, natural da Cidade Azul, e João Marcelo.
Com o resultado, o Peixe, comandado por Edinho Silva, avança às semifinais e vai enfrentar o Brusque, com o primeiro jogo em Tubarão, e o segundo na Capital Catarinense dos Tecidos. E o Hercílio Luz perdeu na Capital para o Avaí por 2 a 0, terminando na quinta colocação. Acabou eliminado da competição.
Empate e foco nos JASC
O Tubarão Futsal, em sua décima sétima partida no Campeonato Catarinense Série Ouro, empatou fora de casa contra o Jaraguá pelo placar de 1 a 1. Os gols foram marcados no segundo tempo. Rabisco marcou para o Tubarão, e o gol do empate dos aurinegros foi marcado por Felipe. As atenções do Tubarão se voltam para a disputa da fase estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), a qual inicia na próxima sexta-feira, dia 11.
Estreia marcada para as 15h15, quando enfrentará o Cunha Porã. A segunda rodada será disputada no sábado, dia 12, às 15h, contra o Pinhalzinho. O Tubarão fecha a primeira fase jogando no domingo, dia 13, às 10h30, contra o Blumenau. Para chegar às eliminatórias, Tubarão precisa ficar entre os dois primeiros. Os jogos serão disputados na segunda-feira, dia 14; semifinais na terça, dia 15; e a disputa de terceiro lugar e final, na quarta-feira, dia 16. Pelo estadual, a última rodada da fase classificatória da Série Ouro está prevista para ser disputada dia 19, novamente fora de casa, contra o Curitibanos.
Elenco reduzido nos JASC
Passando de fase, o Tubarão enfrentará os municípios do grupo A. Dois deles são velhos conhecidos: Jaraguá do Sul e Joaçaba. Compõem o grupo, os municípios de Catanduvas e São Bonifácio. Não tenho dúvida de que enfrentará Jaraguá ou Joaçaba nas eliminatórias. Com jogos diários, e sem folga, o elenco reduzido, comandado pelo técnico Morruga, vai enfrentar muitas dificuldades e terá que dosar a experiência dos seus jogadores em competições de tiro curto.
Se for levar ao pé da letra, com os Jogos de Verão, de que participou em Blumenau e Rio do Sul, creio que o clube não terá dificuldades. Mas, por conta do fim de temporada e do desgaste dos jogos, que serão disputados no ginásio do Sesi em Rio do Sul, será um grande desafio para o clube da Cidade Azul.
A longevidade é algo que sempre nos remete às pessoas mais idosas, às mais experientes, um período mais longo que o comum.
Um registro especial na coluna, com a qual nunca pensei em chegar numa marca tão importante, sempre de forma simples e cordial com aqueles que nos oferecem uma oportunidade.
Chego a essa conclusão ao completar sete anos de colunismo aqui no Folha Regional. Um convite feito por dois colegas em sala de aula para exercer o colunismo esportivo num jornal semanal, com abrangência regional.
Num primeiro momento, disse “deixa eu dar uma pensada”, pois naquele momento eu também já escrevia para o jornal Diário do Sul, do qual recebi a oportunidade em fevereiro do ano anterior e sigo até hoje, com 2.479 colunas publicadas. Aqui chego com a publicação de nº 340.
Paixão pelo esporte
Acadêmico de jornalismo na época, em constante aprendizado, veio a graduação, e sempre buscando me qualificar para escrever cada vez melhor, em uma linguagem que o leitor de qualquer classe social possa entender.
Graduado e pós-graduado, e buscando mais duas novas especializações, para mim o esporte sempre foi uma paixão. Logo fui aprendendo as peculiaridades de cada município da nossa extensa região.
Os 21 anos de profissão na área da comunicação aos poucos vão lhe dando segurança, e sempre preocupado com o que o leitor pensa, se gostará do que está escrito.
O momento é de agradecer aos fundadores Jorge e Vanderleia, pela iniciativa de criarem em Jaguaruna um jornal e depois a Web TV. Até os dias atuais, mesmo com a mudança de comando, a parceria segue, agora sob o comando da Lysiê Santos e Willian Reis.
Folha Regional não deixou suas origens e segue com maior abrangência, atendendo a demanda de quem busca uma excelente leitura tanto no website quanto no impresso.
O esporte teve muitas mudanças, troca de comandos, mas nunca deixamos de informar, dar a nossa opinião, buscando atualizar o nosso leitor, valorizando muito quem acredita no Folha Regional, investindo em publicidade, fazendo com que ele chegue cada vez mais longe.
Completamos sete anos, com muito a comemorar e informar, seguindo o caminho da ética e, principalmente, respeitando muito, mas muito o nosso leitor, que sempre se manifesta nos assuntos publicados, concordando ou não com o que está escrito. Seguimos abertos para uma correção, uma exclusiva, ouvindo sempre os dois lados.
Minha gratidão aos amigos leitores, em especial ao Jorge, Vanderleia, Lysiê e Willian, e equipe de retaguarda do Folha Regional.
Seguimos!
Uma partida para entrar na história. Assim foi a partida de segunda-feira à tarde no Estádio Dr. Aníbal Torres Costa. O Hercílio Luz alcançou um feito inédito nas categorias de base: em campo, conquistou uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2023 ao vencer o Barra por 3 a 2 num jogo emocionante. Antes de falar do classificado, o que é o trabalho feito pelo Barra FC nas suas categorias de base? Campeão no Sub-17 e no Sub-20, conta com uma equipe bem treinada, com qualidade individual que chama muito a atenção. O clube tem CT e investimento internacional, e disputa a primeira divisão do Catarinense. É um clube jovem, mas com futuro promissor. Hercílio Luz, Camboriú, Chapecoense e Figueirense representarão o Estado na maior competição de base do mundo.
Um sonho que virou realidade
O objetivo foi um sonho alcançado, mas não podemos ser injustos com os cardeais colorados, que há alguns anos vêm buscando melhorar o trabalho, com profissionais competentes e garimpando atletas que vistam com amor a camisa e contribuam com o crescimento do clube. Mas um nome precisa ser registrado: o de Marcos Schlickmann, que, ao lado de outros abnegados, comprou a ideia de manter a base. Hoje com gestão profissional, veio o primeiro feito. Emocionado, ele vibrava na arquibancada ao lado do dr. Mário Caporal e Olavio Falchetti, representando uma nação que por todos os cantos vibrava com o feito. Agora é seguir o planejamento. Um grande passo foi dado, e a base segue no caminho certo. Registro também o trabalho da comissão técnica e departamento de futebol, que atuaram muito junto aos atletas para focar no objetivo. Agora é buscar o título da competição.
Vitória e vantagem conquistadas
Domingo de sol, um jogo interessante pela Copa Santa Catarina. Ao todo 1.202 torcedores pagantes assistiram à vitória colorada pelo placar de 1 a 0 - gol do camisa 9 Giovani. Excelente resultado para o Hercílio Luz diante do Figueirense. Basta não levar gol na sexta-feira, que estará na final da Copa SC contra o Marcílio Dias, que já resolveu a parada, goleando o Carlos Renaux pelo placar de 5 a 1. No Aníbal Costa, aos 18 da etapa final o furacão teve um jogador expulso. Em vantagem numérica o Leão conseguiu ampliar o placar. Em campo, o melhor foi o jovem Emanuel, com apenas 18 anos. E o Júnior Rocha, hein? Saiu reclamando do gramado; eu reclamaria do fraco elenco. A sombra do jogo do ABC ainda paira sobre sua cabeça. Que bom, pois em casa só ganhou do Hercílio Luz. Do JEC e Marcílio Dias levou quatro. Eu já pensaria nas férias e onde trabalhar em 2023.
O mentor do Centro de Excelência Futsal e Futebol (CEFF), Daniel Júnior, esteve na última sexta-feira na Ases para conversar com os atletas da escolinha de futsal. De folga do comando do Acel/Chopinzinho, o qual lidera a Série Ouro do Paranaense, e de aniversário no último sábado, Daniel Júnior fez uma breve palestra com os atletas do clube e, em seguida, acompanhou o treino do professor Léo Aguiar.
Visita misteriosa
Interessante a presença de Mauro Galvão na última sexta-feira na Cidade Azul. Em uma visita “surpresa”, o ex-zagueiro esteve nas dependências do Domingos Silveira Gonzalez para uma palestra.
Assim foi o que me passou o gerente de futebol do CA Tubarão, Marcio Marques. Após a visita, já se especularam muitas informações sobre a presença do ex-jogador. Foi uma rápida visita, que nada tem a ver com assumir o futebol do clube. O time disputa a Copa Santa Catarina/Sub-17 e segue na terceira colocação.
Enfrenta nesta quarta-feira, no Estádio Reinaldão, em São Ludgero, o Hercílio Luz. Na classificação geral, Tubarão é o terceiro colocado, com seis pontos; o Hercílio está em quinto lugar, com três. Para deixar o ar de surpresa, nem a comissão técnica do clube sabia da presença de Mauro Galvão.
Classificação confirmada
Após as turbulências do clube nas primeiras rodadas da Copa Santa Catarina, o Leão do Sul entrou no eixo e conseguiu o seu primeiro objetivo na competição, que era se classificar para as semifinais da Copinha e seguir na luta pelo título da competição para disputar a Copa do Brasil.
Após a derrota diante do Figueirense, a limpeza no elenco, que culminou com a chegada do zagueiro Rafael Lima, criou um novo Hercílio Luz em campo, mais unido e, principalmente, focado nos objetivos que o clube traçou. A vitória veio com gol marcado por De Paula. Aos 25 do primeiro tempo, dentro de campo o clube fez a sua parte, pois só a vitória interessava, e conseguiu. Agora que venha o Figueirense.
Serão dois tempos de 90 minutos: primeiro jogo no Dr. Aníbal Torres Costa, e o jogo da volta no Estádio Orlando Scarpelli. A partida de ida será no domingo, dia 23, às 15h, com partida de volta na Capital dia 29, também às 15h.
Surpresa à beira do gramado
O Imbituba, do técnico Fernando Martins, faz uma bela campanha na Série C e busca a vitória diante do Fluminense para garantir a sua classificação às semifinais. É o primeiro trabalho de Martins à frente de um clube no futebol profissional.
Em oito rodadas, o time soma cinco vitórias e três derrotas. Marcou 16 gols e sofreu 12. A partida contra o Fluminense será disputada no próximo domingo, dia 23, no Estádio Emília Mendes Rodrigues, em Imbituba.
O primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil 2022, competição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), teve profissionais de arbitragem do quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Bráulio da Silva Machado foi o árbitro principal, e Kleber Lúcio Gil atuou como árbitro assistente na partida entre Corinthians e Flamengo, na Neo Química Arena, em São Paulo. A partida ocorreu nesta quarta-feira, às 21h45. Outros dois profissionais da arbitragem catarinense também trabalharam na importante partida. Rodrigo D’Alonso Ferreira teve a função de VAR, e Helton Nunes trabalhou no AVAR. “É motivo de orgulho muito grande para nós termos essa representatividade em uma competição desse porte. Os profissionais são merecedores dessa oportunidade. E também é importante destacar o apoio incondicional do presidente Rubens Angelotti no apoio para o departamento de Arbitragem da FCF”, comemora o diretor do departamento de Arbitragem da FCF, Marco Antônio Martins.
Imbituba perto da vaga
A sétima rodada do Campeonato Catarinense da Série C foi realizada na tarde do último domingo. Com os resultados definidos no fim de semana, o Caçador é o primeiro clube classificado para a semifinal. O Caçador recebeu o Santa Catarina e empatou em 0 a 0. Em casa, o Imbituba venceu o Batistense por 1 a 0. Pelo mesmo placar, o Itajaí derrotou o Pedra Branca. O Canoinhas superou o Jaraguá por 3 a 0. O Fluminense garantiu a vitória em cima do Porto, por 5 a 0.
Última rodada
A 11ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense da Série A Sub-20 foi encerrada na tarde do último sábado. Com o encerramento da primeira fase, foram definidos os confrontos das quartas de final. A Chapecoense irá enfrentar o Joinville. O Criciúma encara o Camboriú. O Hercílio Luz duelará com o Barra FC. O Avaí jogará contra o Figueirense. O Leão do Sul segue firme no objetivo de buscar uma das quatro vagas na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida de ida será no próximo dia 15, em Camboriú, às 15h, no CFT do Barra. A partida da volta deverá ser no dia 22, em local ainda a ser definido, mas, pelo que se desenha, será no Estádio Aníbal Torres Costa.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas