Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

4º Festival Gastronômico de Tubarão será lançado oficialmente na próxima terça-feira

Com o tema “Entre a Serra e o Mar - Sabor, Diversão e Arte”, o Festival Gastronômico de Tubarão ocorre dos dias 9 a 27 de novembro 

Por Redação Folha Regional Tubarão

Com o objetivo de fomentar a gastronomia da Cidade Azul, por meio da valorização dos ingredientes típicos regionais, o evento resgata a cultura com base nos ícones que representam o município. O potencial gastronômico da cidade ganha ainda mais força.

Com o tema “Entre a Serra e o Mar - Sabor, Diversão e Arte”, o Festival Gastronômico de Tubarão ocorre dos dias 9 a 27 de novembro. Em sua quarta edição, a festividade ressalta o potencial gastronômico da cidade. E na próxima terça-feira, dia 31, às 19h30, na Casa da Cidade, será lançado oficialmente em um evento exclusivo para convidados. O ato é marcado pela apresentação dos pratos típicos que serão servidos no festival, assim como as novidades da edição.

“O Sebrae auxilia municípios com a premissa de divulgar o turismo conforme suas raízes. O Festival Gastronômico vem, nos últimos três anos, avançando em diversas áreas, projetos, capacitações, e agora na cultura da gastronomia sendo criada. Esse é um elemento essencial do desenvolvimento do potencial turístico das regiões, ainda mais quando possibilita o acesso ao patrimônio cultural da cidade”, frisou a gestora de projetos da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo. 

O evento, que é uma das ações do Programa Tubarão é Mais, é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação com apoio do Sebrae/SC e ACIT (Associação Empresarial de Tubarão). Este ano, 12 restaurantes integram o Circuito Gastronômico, onde o público poderá conferir um menu diferenciado. O grupo apresenta uma réplica do prato original, distribuindo pequenas porções aos convidados. 

“No evento de promoção do Festival, para imprensa e convidados, os restaurantes trazem um prato para apresentar em formato finger food aos convidados”, explicou a consultora do Sebrae/SC, Ná Menegari. Apesar de a iniciativa surgir a partir da mobilização do Núcleo de Gastronomia da ACIT, outros restaurantes de Tubarão receberam convites para participar. Destes, 12 aceitaram e passaram por uma curadoria com o Chef Bruno Darlan, que auxiliou na criação dos pratos. 

Potencial gastronômico de Tubarão

Este ano, o Festival busca fortalecer a economia criativa de Tubarão por meio do slogan “Pra quem curte sabor, diversão e arte”. Com o objetivo de fomentar a gastronomia da Cidade Azul, por meio da valorização dos ingredientes típicos regionais, o evento resgata a cultura com base nos ícones que representam o município. O potencial gastronômico da cidade ganha ainda mais força.

“O festival chega à quarta edição e se consolida como mais um atrativo importante para a cidade. O evento é uma contribuição importante para o desenvolvimento do turismo gastronômico, pois com a experiência pode-se conhecer os hábitos que se formaram ao longo da história, atraindo assim novos turistas e trazendo novas opções para o público da região”, salientou a turismóloga e secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Josiane Linhares.

Valorização da produção local e regional 

Além de fomentar o turismo em Tubarão, o Festival aproveita os potenciais de toda a região Sul por meio da Identificação Geográfica (IG). Os pratos servidos no evento oficial de lançamento são oriundos de produtos como o Camarão Laguna, a Banana de Corupá e o Vinho Goethe. O programa do Sebrae/SC procura valorizar produtos e serviços típicos e tradicionais de determinada região. Na produção dos pratos, são os produtores locais que fornecem para os grandes restaurantes.

Movimento turístico e econômico 

As três edições anteriores validam o incremento financeiro e movimento econômico que o Festival gera em Tubarão, além da visibilidade que promove. Este ano, a expectativa é de mais engajamento, divulgação e envolvimento do público. Para o presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva, a iniciativa é peça chave para a aproximação do turista ao setor gastronômico. 

"Seguimos com grandes expectativas para mais uma edição do Festival Gastronômico de Tubarão, vendo o quanto ele tem se consolidado a cada ano. É muito gratificante saber que ele nasceu nas reuniões do Núcleo de Gastronomia da ACIT, reforçando o quanto é importante que as empresas se reúnam para buscar juntas oportunidades para o seu setor. O Festival valoriza a cidade, a nossa identidade e mostra à comunidade um setor de grande valor", frisou.

Compartilhar: