Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Alunos da Apae de Tubarão iniciam prática de dançaterapia e aromaterapia com Reiki

As terapias alternativas contribuem com a qualidade de vida dos educandos e são ministradas semanalmente na instituição

Por Redação

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e ampliar as possibilidades e oportunidades para indivíduos que apresentam limitações de convivência social, físicas, emocionais e mentais, a Apae de Tubarão iniciou esta semana, a Dançaterapia e a Aromaterapia com Reiki, que fazem parte do programa de Terapias Integrativas da instituição. 

As aulas são ministradas semanalmente, na instituição, por duas profissionais, a terapeuta holística e técnica em dança, Brenda Gabriela da Silva, e a terapeuta holística Luciana Ceolin.

O Reiki é uma terapia integrativa e natural que associada a Aromaterapia e a medicina dos Florais de Bach, acelerando os processos de tratamento físicos e emocionais, promovendo sensação de bem estar e potencializando a eficácia de tratamentos convencionais. 

Também auxilia na redução da ansiedade, depressão, insônia, melhorando o foco e concentração, imunidade, entre outros benefícios. 

O Reiki é uma terapia não invasiva, que funciona nos campos naturais de energia do corpo e não tem efeitos colaterais ou contraindicações, sendo recomendado e reconhecido como uma terapia alternativa pela Organização Mundial de Saúde, e pelo SUS desde 2014, sendo oferecida como terapia complementar. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, está incluído no sistema público de saúde e é usado em mais de mil hospitais como uma prática complementar aos tratamentos convencionais.

A Dançaterapia é uma modalidade pedagógica e terapêutica complementar que tem como objetivo uma reapropriação da linguagem corporal por intermédio de estímulos criativos que unificam o movimento ao sentir único de cada indivíduo.

Observando que cada organismo tem sua identidade, sua forma de se relacionar, se expressar, suas peculiaridades e suas limitações, busca-se para o educando, ter liberdade, autonomia e reconexão com seu corpo. 

Cada participante tem sua percepção, uma compreensão de seu movimento e sua dança, trabalhando assim a interação consigo, com o ambiente e com o outro através do movimento.

A Dançaterapia acontece em grupos do setor Pedagógico, já o Reiki com Aromaterapia é realizado com atendimentos individuais.

Educandos matriculados na Apae Tubarão, a partir dos 18 anos, podem participar.

Compartilhar: