Bombeiros Voluntários de Jaguaruna participam de capacitação para parto emergencial em Gravatal
Profissionais do Samu de Gravatal repassaram informações para situação inusitada
Situações de parto emergencial, que podem ocorrer antes da chegada à maternidade, são mais comuns do que se imagina. Bebês podem nascer em diversos locais, como postos de saúde, rodovias e até mesmo em viaturas da polícia ou do Samu.
Para garantir que esses momentos sejam conduzidos com segurança e eficiência, o município de Gravatal está investindo na capacitação de profissionais que atuam na linha de frente do atendimento de urgências.
Os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio participaram da capacitação. “É necessário estar preparado para enfrentar a situação e auxiliar a mãe durante o parto. A maioria dos partos de emergência se resolvem de forma espontânea, mas é importante estar preparado para acompanhar o nascimento da criança e saber lidar com as diversas eventualidades que possam se apresentar”, afirmam.
O treinamento de parto de emergência, realizado nesta semana, teve como objetivo preparar os profissionais para realizarem as manobras necessárias que auxiliem no nascimento de bebês em condições adversas.
A capacitação abrangeu equipes da atenção básica, policiais, bombeiros e membros do Samu, destacando a importância da integração entre os diferentes serviços que atendem a população.
Com a conclusão dessa etapa do treinamento, o município já atingiu a marca de quase 200 profissionais capacitados, e a meta até o final do ano é alcançar mais de 500 pessoas, incluindo não só profissionais da saúde e segurança, mas também membros da comunidade e, principalmente, crianças, que aprenderão noções básicas de primeiros socorros.
"Está capacitação é muito importante para que os profissionais estejam preparados para realizarem com segurança manobras para auxiliar o nascimento do bebê”, relata coordenador do Samu Básico de Gravatal, Felipe Macalão.
Integração das equipes
Outro ponto importante é a integração das equipes que realizam o atendimento a população como profissionais da atenção básica, policiais, bombeiros e Samu.
O treinamento também reflete o trabalho contínuo do Samu, que iniciou oficialmente suas operações no município em 1º de setembro. O serviço está disponível 24 horas por dia, atendendo à população através do número de emergência 192.
