Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Deputado de SC narra momentos de tensão durante terremoto no Marrocos; mais de mil pessoas morreram

Não há registro de brasileiros entre as vítimas, diz embaixada

Por Redação Folha Regional

Um terremoto que atingiu Marrocos, no norte da África, na noite desta sexta-feira, dia 8, provocou a morte de mais de mil pessoas. Foram reportadas 1.037 vítimas e pelo menos 672 feridos.

A Embaixada do Brasil em Rabat informou que, até o momento, não há notícia de brasileiros mortos ou feridos em decorrência do terremoto que atingiu a província de Al Haouz, no sul do Marrocos.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor atingiu 6,8 na escala Ritcher. O epicentro do terremoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilômetros (km), cerca de 72 km a nordeste de Marrakesh, pouco depois das 23h (horário local).

A embaixada brasileira destacou que acompanha com atenção os desdobramentos do terremoto e manifestou solidariedade “neste momento de grande pesar pelas perdas humanas e materiais decorrentes do abalo sísmico”.

Em relato divulgado nas redes sociais, o deputado estadual de Santa Catarina Tiago Zilli (MDB), que está no país afetado pelo tremor, contou o momento de tensão que viveu ao lado de lideranças de Santa Catarina.

Zilli integra a comitiva catarinense que foi ao país africano para um evento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que debate os geoparques existentes no mundo.

“Pessoal, quero agradecer todas as mensagens de preocupação e carinho, tranquilizar a todos e dizer que apesar do susto por conta do terremoto que ocorreu, estamos bem. Toda a comitiva do Geoparque Cânions do Sul passa bem. Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Marrocos nesta sexta-feira (8), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O terremoto foi registrado por volta das 23h10, horário local aqui em Marrakesh. O tremor causou estragos, muita tensão, mas todos da comitiva graças a Deus passam bem. Aguardamos as próximas orientações!”, finalizou Zilli.

A comitiva do Geoparque Cânions do Sul é formada pelos prefeitos Roberto Biava, de Timbé do Sul, Clélio Daniel Olivo, de Morro Grande, e João Batista Mezzari, de Jacinto Machado, prefeito e esposa da cidade de Torres RS, além do coordenador do Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque, professor João Ricetti, da Universidade do Contestado (UnC). Ao todo são 40 autoridades brasileiras que estão na cidade.
Na manhã deste sábado, dia 9, o deputado compartilhou uma imagem já no evento.

 

Compartilhar: