Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Fiesc pede mais investimentos em infraestrutura em encontro com o vice-presidente Alckmin em SC

Documento entregue pelo presidente da Federação das Indústrias aponta necessidade de ampliar recursos para rodovias federais do Estado

Por Redação Folha Regional

Nesta sexta-feira, dia 26, o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi recebido em Florianópolis para discutir a agenda do governo federal voltada para o desenvolvimento da indústria catarinense.

Durante o encontro, o presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Mario Cezar de Aguiar, apresentou a Alckmin um documento com as demandas da indústria catarinense, com foco especial em investimentos em infraestrutura, considerados essenciais para a competitividade do setor no Estado.

O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, destacou a necessidade do aporte urgente de recursos do orçamento da União às rodovias federais em Santa Catarina, como as BRs 470, 285 e 280. “O estado de abandono das rodovias federais em SC é um risco para o desenvolvimento. É uma situação histórica que compromete muito os números positivos do Estado. Chegamos ao nosso limite”, salientou.

Aguiar pediu atenção do governo federal em busca de uma solução em conjunto com a sociedade catarinense para a questão das rodovias federais, por meio de concessões, parcerias público-privadas ou outros mecanismos.

O presidente da Fiesc reconheceu o incremento dos investimentos federais em SC em 2023, mas destacou que são insuficientes para acompanhar o crescimento do Estado. “Santa Catarina tem, sim, uma prioridade, e a nossa prioridade são as nossas BRs”, destacou, sob aplausos da plateia empresarial. “Ousamos afirmar que, se contarmos com o apoio do governo federal para a melhoria da nossa infraestrutura rodoviária, teremos muito mais a contribuir com o país”, acrescentou.

O vice-presidente Geraldo Alckmin se mostrou solidário às demandas catarinenses e prometeu dedicação às rodovias federais do Estado. “O presidente da Fiesc tem razão, a infraestrutura faz diferença”. Alckmin lembrou de sua experiência como governador de São Paulo e citou a duplicação de várias rodovias em território paulista como fator fundamental para o desenvolvimento.

Durante a visita, Alckmin apresentou aos empresários e políticos catarinenses presentes a nova política industrial do governo federal lançada no início da semana. Chamada de Nova Indústria Brasil, a política prevê injetar R$300 bilhões em recursos até 2026 para desenvolver a indústria nacional.

Avaliada como positiva pela Fiesc, a política industrial abrange instrumentos financeiros, ações para melhorar o ambiente de negócios, contratação de compras públicas e 6 missões em áreas prioritárias.

O governo estadual foi representado no evento pela vice-governadora, Marilisa Boehm.

Compartilhar: