Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Maduro expulsa diplomatas de sete países que contestaram sua vitória na Venezuela

Em comunicado, Ministério das Relações Exteriores afirma que Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai atentam contra soberania nacional ao contestar resultado das eleições

Por Redação Folha Regional

A Venezuela anunciou, na tarde desta segunda-feira, dia 29, que retirará o corpo diplomático de sete países latino-americanos e pediu que os governos destes locais fizessem o mesmo com seu pessoal.

O governo divulgou um comunicado sobre a retirada de representantes na Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, República Dominicana e Uruguai, além do Panamá. 

Segundo o governo, a decisão é uma "rejeição às ações e declarações intervencionistas" desses governos, após a autoridade eleitoral proclamar a reeleição do presidente Nicolás Maduro.

A carta com foi publicada pelo ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil Pinto. No comunicado, o ministério considerou que a posição desses governos "atenta contra a soberania nacional".  

Na embaixada argentina, estão refugiados há semanas seis colaboradores da líder opositora venezuelana María Corina Machado.
Nesta segunda-feira, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamou Nicolás Maduro como o candidato vencedor nas eleições presidenciais. O CNE, porém, não apresentou dados definitivos que embasem os resultados. 

Segundo anunciou o órgão eleitoral, Maduro teria vencido com 51% dos votos contra 44% de Edmundo González Urrutia.

As informações são de EFP

Compartilhar: