“Mentem na cara dura”: Jorginho rebate Lula e nega ter recusado investimento de R$ 24 bilhões
Segundo o governador, aporte citado por Lula era um "projeto de concessão para pedagiar as nossas estradas estaduais"
O governador Jorginho Mello (PL) gravou um vídeo para rebater a fala do presidente Lula e negou ter recebido a oferta de um investimento de R$ 24 bilhões do governo federal para obras viárias em Santa Catarina.
Em postagem nas redes sociais na noite desta sexta-feira (26), Jorginho rebateu as críticas feitas pelo presidente Lula (PT), mais cedo, durante visita ao estado.
CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO
Na ocasião, o ministro dos Transportes, George Santoro, afirmou que o governo federal teria procurado o Estado para fazer projetos viários ao valor de R$ 24 bilhões, mas que o Estado não teria aceitado participar dos projetos como parceiro.
“Nunca nos ofereceram esse investimento. O que o ministro tá falando é o projeto de concessão para pedagiar as nossas estradas estaduais. Esses mais de 3 mil km que reformamos com o programa Estrada Boa, eles queriam que uma empresa arrumasse para depois pedagiar. Esse é o tal dos 24 bilhões. Não brinca com nós, é? Aqui ninguém é tolo", disse Jorginho.
O governador disse ainda que o governo federal “mente na cara dura”.
“O Lula toda vez que vem para cá, ele não entrega nada. Só vem para falar mal da gente. Ele também citou obras na BR-101 e chamou o governo Lula de “cara de pau”.
“Fazer a 101 que está parada, vocês não querem. (…) Seus cara de pau.”
Durante visita ao Estaleiro Detroit, em Itajaí, nesta sexta-feira, o ministro dos Transportes, George Santoro afirmou que o Estado recusou fazer uma parceria com o governo federal para projetos viários ao valor de R$ 24 bilhões.
“Você disse que vocês procuraram o governador para fazer projetos aqui, de quanto? Vinte e quatro milhões?”, questionou Lula, ao ministro.
O ministro concordou, e Lula perguntou em seguida qual teria sido o argumento do Estado.
“Não teve argumento. Ele [Jorginho Mello] simplesmente não quis fazer parceria. Foram projetos iguais no governo do Paraná. Nós fizemos seis leilões no governo do Paraná. Os dois projetos estavam juntos no mesmo período, e a gente teve que refazer os projetos, por isso demorou tanto”, explicou Santoro.
Após a resposta do ministro, Lula fez perguntas sugerindo que a postura do Estado teria feito as obras não ocorrerem.
“O Paraná fez. Mas o governador poderia ter feito junto, mas ele não quis. As obras já estão acontecendo [no Paraná]. E aqui nada? Tá bom, obrigado, meu querido”, encerrou Lula.
Em seguida, Lula e aliados fizeram o descerramento da placa sobre o lote 2 da BR-470, e o presidente cobriu com a mão o nome de Jorginho.
Nesta sexta, Lula participou do lançamento e batismo da fragata Cunha Moreira (F202), em Itajaí. Batizar a embarcação, quebrando uma garrafa de espumante no casco, é uma tradição para atrair boa sorte para os marinheiros. A partir do batismo, a fragata está pronta para ir ao mar.
Depois, visitou embarcações contratadas pela Petrobras que integram o Programa Mar Aberto, destinada à renovação e ampliação da frota da Petrobras e ao fortalecimento da indústria naval nacional. No total, há 10 embarcações em construção em Itajaí e seis em Navegantes, com uma mobilização total de mais de 2 mil trabalhadores.
