Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Moradores registram descarte irregular de lixo e entulho em ruas de Jaguaruna

Secretaria de Obras irá verificar a situação próximo à linha férrea

Por Redação

Sofás, colchões, madeira, garrafas e outros resíduos estão se acumulando às margens da linha férrea, próximo ao bairro Cristo Rei, em Jaguaruna. 

Um morador registrou algumas imagens do descarte irregular de lixo e entulho na via feito por pessoas que passam pelo local. A prática de descarte irregular de lixo causa danos ao meio ambiente e à saúde de toda a população como poluição do solo e dos rios com substâncias nocivas, além de atrair pragas que acarretam na proliferação de doenças.

O secretário de Obras, Marcio Teixeira Roque, afirma que esse tipo de descarte irregular ocorre em diferentes localidades do município. A equipe de obras se prontificou a verificar a situação no local denunciado por um morador. 

Ele destaca que a secretaria não possui um serviço de recolhimento de entulho específico e cada cidadão deve contribuir contratando uma empresa especializada para o descarte correto dos resíduos. “Vamos verificar esses casos para analisar o que podemos fazer para recolher esses materiais”, afirma Marcio.

Descartar entulho na rua é crime

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), o descarte irregular de entulho pode ser considerado crime. O artigo 54 determina que a prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.

Os depósitos irregulares de lixo contaminam águas e solos com substâncias tóxicas. Também atraem bichos como moscas, ratos, baratas e mosquitos, que podem aumentar a incidência de enfermidades por conta de dengue, zika, febre amarela e leptospirose.

Compartilhar: