Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Pessoas com fibromialgia e TEA têm direito a vagas de estacionamento reservadas em Capivari de Baixo

Comprovação do direito ao uso da vaga especial se dará mediante cartão de estacionamento próprio emitido pela prefeitura

Por Redação Folha Regional Capivari de Baixo

Pessoas com fibromialgia e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) agora têm o direito de utilizar vagas reservadas às pessoas com deficiência em áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, exclusivamente em Capivari de Baixo. Os espaços a serem reservados, devem ser de no mínimo 2% do total.

Conforme ficou estabelecido, a comprovação do direito ao uso da vaga especial se dará mediante cartão de estacionamento próprio emitido pela prefeitura e o usuário do veículo deve colocar a identificação em lugar visível dentro do carro quando do uso da vaga reservada. O direito de utilizar as vagas de estacionamento destinadas aos autistas e as pessoas com fibromialgia, também poderão ser utilizados pelo responsável legal.

As vagas reservadas para pessoas com fibromialgia e TEA foram criadas para facilitar o dia a dia. Mesmo garantido por lei, esse direito é desrespeitado. A Lei Brasileira de Inclusão de 2015 determina sobre as áreas de estacionamento abertas ao público que obriga a criação de vagas sinalizadas à pessoa com deficiência e próximas ao acesso de circulação de pedestres. 

Compartilhar: