Polícia prende 25 suspeitos por envolvimento em esquema de anabolizantes ilegais
A ação foi coordenada pela Polícia Civil de São Paulo e ainda está em andamento.
Uma operação de grande escala realizada nesta terça-feira (5) resultou na prisão de 25 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada na fabricação e comercialização ilegal de anabolizantes. A ação foi coordenada pela Polícia Civil de São Paulo e ainda está em andamento. Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão e 85 mandados de busca e apreensão em 12 estados brasileiros.
Operação mira quadrilha especializada na produção e venda de anabolizantes
Segundo as autoridades, a quadrilha atuava de forma organizada e estruturada, operando laboratórios clandestinos para produzir substâncias anabolizantes proibidas ou controladas, vendidas sem qualquer regulamentação em todo o país. Os produtos eram distribuídos principalmente por meio da internet, em redes sociais e plataformas de e-commerce, utilizando nomes falsos e embalagens profissionais para mascarar a ilegalidade.
As investigações apontam que o grupo movimentava altos valores em dinheiro, e que os integrantes utilizavam contas bancárias de terceiros para lavar o dinheiro obtido com as vendas ilícitas. Além disso, há indícios de envolvimento de profissionais da área da saúde e academias, que indicavam ou facilitavam o acesso aos produtos.
Estados onde a operação está sendo realizada
A operação é considerada uma das maiores já realizadas contra o comércio ilegal de anabolizantes no Brasil e envolve forças policiais de diversos estados, incluindo:
-
São Paulo
-
Rio de Janeiro
-
Minas Gerais
-
Paraná
-
Rio Grande do Sul
-
Santa Catarina
-
Bahia
-
Goiás
-
Mato Grosso
-
Mato Grosso do Sul
-
Pernambuco
-
Distrito Federal
As ações estão sendo coordenadas com o apoio do Ministério da Justiça e de agências reguladoras, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que colaborou na identificação dos compostos fabricados pela quadrilha.
Riscos dos anabolizantes ilegais
O uso de anabolizantes sem prescrição médica representa um grave risco à saúde, podendo causar danos irreversíveis ao fígado, sistema cardiovascular, desequilíbrios hormonais, distúrbios psiquiátricos e até morte. Produtos clandestinos, sem controle sanitário, podem conter substâncias contaminadas ou mal dosadas, aumentando ainda mais os riscos para os usuários.
Investigação segue em andamento
A Polícia Civil informou que as investigações continuarão nos próximos dias e que novas prisões podem ocorrer. A expectativa é identificar mais envolvidos na rede de produção, distribuição e comercialização dos anabolizantes ilegais.
Todos os detidos até o momento foram encaminhados para delegacias especializadas, onde serão ouvidos. Eles poderão responder por crimes como associação criminosa, tráfico de substâncias proibidas, falsificação de produtos medicinais e lavagem de dinheiro.
Fonte: G1
