Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Porto de Imbituba exporta 3.595 bois vivos para a Turquia

Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina

Por Redação Folha Regional Imbituba

O Porto de Imbituba realizou na sexta-feira, dia 30, a operação de embarque de gado vivo no navio SHORTHORN EXPRESS. Com logística estruturada para atingir maior agilidade possível, visando ao bem-estar animal, foram exportados 3.595 bois com destino à Turquia. 

Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina. O embarque de terneiros no complexo portuário é realizado desde 2016, mas a última exportação desta carga havia ocorrido em novembro de 2019.

A operação realizada ao longo da sexta-feira foi acompanhada por servidores da SCPAR Porto de Imbituba e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Agência Marítima Imbituba (AMIL) agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga, e a empresa Simetria Logística foi a responsável pelo embarque no Porto.

Os animais que vão abastecer o mercado euroasiático vêm de propriedades rurais dos três Estados da região Sul do Brasil. Antes de serem embarcados, os gados ficaram em quarentena durante 21 dias no Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), localizado na cidade de Capão Alto (SC). Além de questões sanitárias, também é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal. 

Conforme explica Fúlvio Rosar Neto, superintendente do MAPA em Santa Catarina, os animais aptos para exportação têm o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), que atesta a procedência e o atendimento das condições sanitárias exigidas. 

Especializado no transporte do animal, o navio tem viagem estimada de 18 dias até o desembarque.

“Esta operação foi planejada e teve atenção e cuidados redobrados, mesmo antes de o navio atracar. Nossa equipe atuou para que o atendimento no Porto fosse o mais rápido possível, desde o acesso ao complexo portuário, e o trabalho conjunto e responsável com os agentes envolvidos fizeram com que o trabalho ocorresse tranquilamente, conforme programado”, explicou o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.

Compartilhar: