Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Projeto de lei propõe conscientização sobre saúde mental nas escolas de SC

A proposta é que medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio sejam incluídas no projeto pedagógico das instituições de ensino básico da rede pública estadual

Por Redação Folha Regional

Conscientização e informação sobre saúde mental nas escolas estão entre os principais objetivos de um projeto de lei que foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa na última semana.

O PL 0428/2019, de autoria do deputado Volnei Weber (MDB), dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio, no projeto pedagógico das instituições de ensino básico da rede pública estadual.

Entre as ações a serem desenvolvidas estão incluídas a realização de palestras e debates com o objetivo de orientar os pais, alunos e professores e servidores a respeito das medidas de prevenção. O projeto ainda destaca que na ocorrência de automutilação ou tentativa de suicídio, as escolas devem notificar imediatamente o Conselho Tutelar.

O presidente do Colegiado, deputado Pepê Collaço (PP), havia pedido vista ao projeto e devolveu sem manifestação. O relator da matéria, deputado Neodi Saretta (PT), destacou que o tema é importante e trata de uma situação preocupante. “Cada vez mais temos que nos preocupar com a questão da saúde mental. Essa proposta converge para o interesse público e por isso deve prosperar. É fundamental que a escola atue também neste sentido.”

Compartilhar: