Segunda-feira, 20 de maio de 2024
Tubarão
19 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
10 °C
COTIDIANO

SC registra marca de mais de 20 prefeitos presos por suspeita de corrupção

A maioria é investigada pela operação Mensageiro, que deflagrou 5ª fase com a prisão de prefeito e vice

29/04/2024 16h48 | Atualizada em 29/04/2024 17h10 | Por: Redação Folha Regional

Santa Catarina chegou ao marco de 22 prefeitos presos por suspeita de corrupção. A maioria é investigada pela Operação Mensageiro, que deflagrou a 5ª fase nesta segunda-feira, dia 29, culminando nas prisões do prefeito Clézio Fortunato e o vice Jaime Antonio de Souza, de São João do Itaperiú.

::: Saiba mais :::

Duas cidades de SC são alvos do Gaeco na 5ª fase da Operação Mensageiro

A maioria dos prefeitos presos foram eleitos no mandato 2020/2024 e é investigada pela Operação Mensageiro, que apura a superfaturamento de contratos de coleta de lixo, luz e água em Santa Catarina. O esquema é considerado o maior caso de corrupção da história de Santa Catarina pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

De acordo com levantamento feito pelo site ND Mais, ao todo são 19 prefeitos presos— a conta não inclui vices — apenas nesta operação.
Em outra investigação que apura o desvio de dinheiro em contratos de limpeza pública, o agora ex-prefeito de Ponte Alta do Norte, Ari Alves Wolinger (PL), foi preso em um hotel de Florianópolis em janeiro de 2024.

Também em janeiro deste ano, o ex-prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa, foi preso durante a Operação Travessia, que apura crimes de corrupção e fraude em licitação.

Bela Vista do Toldo, no Norte de Santa Catarina, possuí uma peculiaridade. O município teve dois prefeitos presos. Adelmo Alberti, alvo na Mensageiro, foi eleito em 2020 e preso na quarta fase da Operação Et Pater Filium, em junho de 2021.Alfredo Cezar Dreher, que até então era seu vice-prefeito, assumiu o cargo no lugar de Alberti, mas foi preso em abril de 2023 na Operação Mensageiro.

Dos 22 prefeitos presos, apenas quatro seguem no cargo. Dos 18 ex-gestores, 13 renunciaram após a prisão, quatro tiveram o mandato cassado e um está afastado do cargo.

5ª fase da Operação Mensageiro investiga prefeito, vice e deputado

A quinta fase da Operação Mensageiro, deflagrada na manhã desta segunda-feira, dia 29, inclui mandados de prisão contra o prefeito de São João do Itaperiú, Clezio Fortunato (MDB), e o vice-prefeito, Jaime Antônio de Souza (PL). Em nota, a prefeitura diz que o prefeito está tranquilo e disposto a colaborar com as investigações.

Outros dois mandados de prisão foram expedidos contra pessoas que não são agentes políticos. Uma das prisões foi cumprida em São Paulo (SP).
Esta é a primeira fase da Operação Mensageiro dedicada a contratos de iluminação pública e abastecimento de água. Vale lembrar que as investigações, que iniciaram com contratos de coleta e destinação de lixo, chegaram a levar 19 prefeitos à prisão. Além de São João do Itaperiú, a nova fase da Operação Mensageiro também ocorre em Porto Belo, no Litoral Norte. O deputado estadual Emerson Stein (MDB), que é ex-prefeito da cidade, foi alvo de um mandado de busca e apreensão.

Agentes do Gaeco também estiveram na prefeitura e em outro no imóvel do setor de licitações, que fica logo em frente. Os documentos recolhidos eram de contratos de 2021. As informações são do portal ND Mais.

Veja como está a situação de prefeitos e vices presos na Mensageiro:

Clézio Fortunato (MDB) - São João do Itaperiú - preso nesta segunda-feira

Luiz Henrique Saliba (PP) - Papanduva - Mandato suspenso

Deyvison Souza (MDB) - Pescaria Brava - Renunciou

Vicente Corrêa Costa (PL) - Capivari de Baixo - Renunciou

Marlon Neuber (PL) - Itapoá - Renunciou

Joares Ponticelli (PP) - Tubarão - Renunciou

Caio Tokarski (União Brasil) (vice-prefeito) -Tubarão - Renunciou

Antônio Ceron (PSD) - Lages 

Antônio Rodrigues (PP) - Balneário Barra do Sul - Mandato suspenso

Luiz Carlos Tamanini (MDB) - Corupá - Renunciou

Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD) - Três Barras - Renunciou

Luis Antonio Chiodini (PP) - Guaramirim - Renunciou

Adriano Poffo (MDB) - Ibirama

Patrick Corrêa (Republicanos) - Imaruí 

Sesar Tassi (MDB) - Massaranduba - Renunciou

Adilson Lisczkovski (Patriota) - Major Vieira - Mandato suspenso

Alfredo Cezar Dreher (Podemos) Bela Vista do Toldo - Renunciou

Felipe Voigt (MDB) - Schroeder - Renunciou

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!