Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Semana Nacional do Trânsito é marcada por ações de conscientização em Jaguaruna

Autoescola e profissionais do trânsito realizaram palestras e atividades que destacaram a importância da segurança no trânsito

Por Redação Folha Regional Jaguaruna

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito acontece, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. O tema que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu para o ano de 2023 é “No trânsito, escolha a vida!”.

Em Jaguaruna, a campanha contou com a mobilização de diversos profissionais que se uniram para realizar ações de conscientização. Durante a semana, o Centro de Formação de Condutores (CFC) Record, junto com médicos e psicólogos credenciados ao Detran e Bombeiros Voluntários promoveram palestras e compartilharam informações sobre a importância da segurança no trânsito e a necessidade de empatia entre os usuários das vias.

Os profissionais ainda ministraram palestras aos estudantes da Escola Marechal Luz, com o objetivo de educar e sensibilizar os jovens que são futuros condutores, sobre práticas seguras e comportamento responsável no trânsito. 

“A intenção era promover uma mudança positiva na mentalidade dos jovens, a fim de tornar as vias mais seguras para todos. Essa colaboração entre diferentes instituições reflete o compromisso coletivo com a segurança e o bem-estar da comunidade, contribuindo para um trânsito mais seguro e consciente”, afirma Bárbara Oliveira, representante do CFC Record de Jaguaruna.

Acidentes

Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Transporte – CNT identificou que foram registrados, em 2022, 64 mil acidentes, somente nas rodovias federais brasileiras. Entre eles, conforme o estudo sobre mortes no trânsito, 52 mil com vítimas, mortos ou feridos, sendo o carnaval o período de maior incidência.

Há dois anos o Brasil voltou a registrar aumento nas mortes no trânsito de acordo com o Ministério da Saúde, que, com base nos últimos dados datam de 2021, foram 33,8 mil vítimas, o que representa uma alta de 3,35%, se comparado com 2020.

Compartilhar: