Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Técnicos de enfermagem da prefeitura de Laguna entram em greve a partir de segunda-feira

Os servidores cobram a aplicação do piso nacional da categoria

Por Redação Folha Regional Laguna

Os técnicos de enfermagem da prefeitura de Laguna aprovaram nesta segunda-feira, dia 1º, greve da categoria pela aplicação do piso salarial nacional. A paralisação inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 8, nas comunidades do município.

A greve foi aprovada em assembleia geral extraordinária na sede do Sindicato dos Servidores Públicos dos Municípios de Laguna e Pescaria Brava. Alguns vereadores de Laguna também acompanharam a reunião.

Foi aprovada também a criação de uma comissão de greve. Nesta sexta-feira, dia 5, será finalizado o planejamento do movimento e entregue o documento oficial ao prefeito Samir Ahmad. A cada dois dias a comissão vai se reunir para avaliar a situação.

Os técnicos de enfermagem cobram a aplicação do piso nacional, que corresponde a 70% do piso dos enfermeiros. Em Laguna, o enfermeiro do município recebe hoje salário-base de R$ 4.503,55, e os técnicos R$ 2.075,91. Pela lei nacional o salário-base dos técnicos de enfermagem deveria ser de R$ 3.151,48.

Conforme o sindicato, hoje são 76 técnicos lotados no município. Eles afirmam que a implantação do piso teria impacto de cerca de 80 mil mensais.  

“O único objetivo dos servidores é o 70% no salário-base. É o que eles querem”, afirma Ingrid dos Santos Gorla, presidente do sindicato. “A prefeitura espera complemento do governo federal. Eles não querem isso. O complemento não vem na data do pagamento e não tem impacto na carreira. Falta boa vontade. Se o prefeito quiser ele faz, ele cumpre o que diz a lei”, completa.

Compartilhar: