Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Todos os radares voltam a funcionar a partir de abril nas rodovias federais de SC

A ativação não será de forma imediata em todos os pontos. Os equipamentos começarão a operar de forma escalonada

Por Redação l Folha Regional

A partir de abril, os radares de velocidade nas rodovias federais de Santa Catarina voltam a operar. A reativação após um período de funcionamento parcial faz parte de um contrato firmado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte.

O investimento previsto é de R$ 643,3 milhões para instalação, operação e manutenção dos radares em dez estados brasileiros, incluindo Santa Catarina. O contrato terá duração de até cinco anos e contempla todo o sistema de controle eletrônico de velocidade, desde a disponibilização dos equipamentos até o registro de infrações nas rodovias federais.

A ativação dos radares não será de forma imediata em todos os pontos. Os equipamentos começarão a operar de forma escalonada, conforme a execução do contrato e a instalação nos trechos definidos.

Os locais onde os radares serão instalados não são escolhidos de forma aleatória. A definição segue a Instrução Normativa nº 43/2021, que estabelece critérios técnicos para priorização dos pontos de fiscalização.

A distribuição exata dos pontos depende da execução do contrato e dos critérios técnicos definidos pelo Dnit. Entre os fatores considerados estão: histórico de acidentes; volume de tráfego; características da via, como curvas e travessias urbanas velocidade praticada pelos motoristas.

Compartilhar: