Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

VÍDEO: Menino de 6 anos impressiona ao falar palavras difíceis e mostrar conhecimentos gerais em Tubarão 

Desde os 4 anos Davi Lucca Fernandes Brognoli surpreende a família ao mostrar suas habilidades e interesses pela leitura, geografia e outras curiosidades

Por Redação Folha Regional Tubarão

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Você sabe falar essa palavra? Essa é a maior palavra da língua portuguesa registrada em dicionário, com 46 letras e o pequeno Davi Lucca Fernandes Brognoli a pronuncia com facilidade e sabe seu significado - se refere a uma doença pulmonar causada pela inalação de cinzas vulcânicas.

CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.

Aos 6 anos, ele impressiona familiares e amigos ao demonstrar suas habilidades e facilidades de aprendizagem. Davi é filho de Maciel Brognoli, guarda municipal de Tubarão, graduado em Administração Pública, especialista em Segurança Pública e Gestão de Trânsito e escritor. 

O pai conta que Davi ingressou este ano no primeiro ano do ensino fundamental, porém, desde muito pequeno já demostrava interesse pela leitura e por conhecimentos gerais. Uma de suas façanhas também é falar o alfabeto de trás para frente, conhecer os países e suas respectivas capitais, as bandeiras, entre outras habilidades.

“Desde muito pequeno esteve cercado por histórias. Sempre deixamos livros espalhados pelo quarto, convidando-o silenciosamente à descoberta, e líamos para ele, abrindo portas para mundos imaginários e conhecimento”, comenta o pai.

Ele destaca que o filho pode ser considerado um autodidata e desde que descobriram as habilidades, começaram a incentivar o conhecimento. “Nunca o ensinamos a recitar o alfabeto de trás para frente, nem o instigamos a memorizar palavras complexas, nomes de países ou capitais — tudo isso nasceu de sua própria curiosidade. Ele também desenvolveu a habilidade de reconhecer bandeiras apenas observando suas cores e formatos, como se cada uma carregasse um significado que ele intuitivamente compreendesse.”

Davi também tem interesse por plantas e quer conhecer sobre seus respectivos nomes. Os pais se esforçam para acompanhar as curiosidades do filho e proporcionar a ele todo o acesso possível ao conhecimento.

“Quando percebi esse fascínio pelo saber, mudamos nossa forma de presentear. Em vez de brinquedos convencionais, passamos a oferecer um globo terrestre, quebra-cabeças dos estados brasileiros, jogos de perguntas e respostas, xadrez e desafios lógicos. Optamos por aquilo que o levaria a pensar, conectar ideias e resolver problemas — porque aprender, para ele, não era uma obrigação, mas uma aventura. Davi também tem grande interesse por plantas e sempre quer saber seus nomes. Isso se torna um desafio para mim, já que meu conhecimento sobre fauna e flora é limitado. Ainda assim, tento acompanhar sua curiosidade, aprendendo junto com ele sempre que possível”, diz o pai.

Compartilhar: