Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

‘Xixi de Coca-Cola’: empresária fica em coma por 28 dias após soroterapia com vitamina D

Mulher passou 28 dias em coma e teve falência múltipla de órgãos após tratamento em clínica

Por Narciso Barone- Redação SIte On

A empresária Perinalva Dias Paiva passou 28 dias em coma em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, após complicações provocadas por sessões de soroterapia — popularmente chamada de “soro da imunidade” — ricas em vitamina D.

Segundo o relato, os rins e o fígado pararam de funcionar, restando apenas o coração em atividade. Ela chegou a desmaiar em casa antes da chegada do Samu. A paciente havia procurado atendimento médico devido a cansaço e indisposição e recebeu a recomendação da soroterapia para recuperar energia.

Sintomas e agravamento do quadro

Os sintomas graves começaram logo após as primeiras aplicações. De acordo com a filha da empresária, a urina passou a ter coloração escura, semelhante à de refrigerante, acompanhada de sangramento. Em seguida, surgiram febre, náuseas e dificuldade para caminhar.

“Estava intoxicada com a soroterapia. O único órgão que ainda estava funcionando era meu coração”, disse Perinalva, em entrevista ao Fantástico.

Diagnóstico de hipervitaminose

Durante a internação, médicos de diferentes especialidades diagnosticaram hipervitaminose por vitamina D, condição em que o excesso da substância no organismo causa intoxicação grave. O caso evoluiu para falência múltipla de órgãos.

O gastro-hepatologista Raymundo Paraná, pesquisador da UFBA, explicou que o excesso de vitamina D aumenta a absorção de cálcio, que pode se acumular nos rins, coração, cérebro e outros órgãos, causando danos irreversíveis.

Riscos do uso indiscriminado de vitaminas

Especialistas alertam que, apesar de essenciais, vitaminas em excesso tornam-se tóxicas. O médico Drauzio Varella destacou que a administração deve ser feita de forma criteriosa e, preferencialmente, por via oral.

“O mercado de vitaminas no Brasil movimenta bilhões de reais por ano, e muitas pessoas consomem sem necessidade. Quando bem indicadas, devem ser administradas por via oral. Se algum profissional recomendar vitaminas injetáveis em soro na veia, desconfie”, afirmou.

Compartilhar: