Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
SAÚDE

Dia D de vacinação movimenta unidades de saúde em Treze de Maio

O principal objetivo foi verificar vacinas em atraso e atualizar o calendário vacinal

Por Redação Folha Regional Treze de Maio

A prefeitura de Treze de Maio, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Dia D da Mobilização pela Vacinação, uma importante ação voltada à proteção da população e a atualização das carteirinhas de vacinação.

O atendimento ocorreu das 8h às 17h, na Sala de Vacinas do Posto Central e na Unidade de Saúde do bairro Rio Vargedo no último sábado, dia 18.

A mobilização integrou a Estratégia de Atualização da Caderneta de Vacinação, direcionada a crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

O principal objetivo foi verificar vacinas em atraso e atualizar o calendário vacinal, garantindo que todos estejam protegidos contra doenças preveníveis.

Durante o atendimento, os responsáveis foram orientados a apresentar a carteira de vacinação e o prontuário municipal, o que possibilitou a análise imediata das informações e, quando necessário, a aplicação das doses pendentes no mesmo momento.

Além da atualização do calendário básico, o Dia D também reforçou duas campanhas importantes: a vacinação contra o sarampo, voltada a crianças a partir de 9 meses até adultos de 59 anos, e o resgate da vacinação contra o HPV, direcionada a jovens de 9 a 19 anos.

Ao todo, foram 24 doses aplicadas, 48 cadernetas analisadas, 2 exames preventivos do câncer de colo de útero realizados e 4 atendimentos de auriculoterapia, demonstrando o compromisso da equipe de saúde em promover o bem-estar integral da população.

Segundo o Secretário de Saúde, André Poluceno Viana, a iniciativa teve como foco ampliar a cobertura vacinal e prevenir o ressurgimento de doenças já controladas.

“Oportunizamos a atualização da caderneta para garantir a proteção contra doenças que já têm vacina disponível. É importante que todos verifiquem sua situação vacinal”, destacou o secretário.

Compartilhar: