Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
SAÚDE

Mutirão em Treze de Maio atende mais de 400 pessoas em um único dia

Ação voltada a idosos, diabéticos e hipertensos ofereceu exames, avaliações físicas e aplicou 100 doses de vacina

Por Redação Folha Regional Treze de Maio

Mais de 400 moradores de Treze de Maio foram beneficiados por um grande mutirão de saúde realizado nesta quinta-feira (9), no Centro de Convivência Pedrinho Silvestro Marcon. 

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde teve como público-alvo idosos com mais de 60 anos e pacientes diagnosticados com diabetes ou hipertensão.

Com um expediente diferenciado, das 8h às 21h30, a ação buscou facilitar o acesso de quem possui dificuldade de locomoção ou horários restritos, garantindo uma bateria de exames e orientações preventivas em um único local.

Serviços especializados e imunização

Durante as mais de 13 horas de mobilização, o mutirão disponibilizou uma estrutura completa de atendimento pré-hospitalar e clínico. Os pacientes passaram por avaliações antropométricas para verificação de peso e altura, aferição de pressão arterial e da circunferência da panturrilha - um indicador importante de massa muscular em idosos. 

Além de consultas médicas e exames, foi dada atenção especial à avaliação dos pés de pacientes diabéticos, procedimento essencial para prevenir complicações da doença. Outro ponto alto do evento foi a imunização, com a aplicação de 100 doses da vacina contra a gripe (H1N1), aproveitando a presença dos grupos de risco.

Acompanhamento da gestão municipal

O movimento no Centro de Convivência foi acompanhado de perto pelo prefeito Nenem Bardini e pelo Secretário de Saúde, André Poluceno Viana. 

Para as autoridades, o sucesso de público confirma a necessidade de descentralizar e intensificar os atendimentos para grupos específicos. O secretário destacou que o mutirão não apenas resolve demandas imediatas, mas atua diretamente na educação em saúde, oferecendo orientações que podem evitar internações futuras. 

A prefeitura ressaltou que ações como esta são fundamentais para garantir que o sistema de saúde seja proativo, indo ao encontro do cidadão antes que as patologias se agravem. 

Compartilhar: