Treze de Maio realiza Conferência de Saúde com foco no fortalecimento do SUS
Evento reuniu lideranças, profissionais e comunidade no Centro de Convivência Pedrinho Silvestro Marcon
O município de Treze de Maio promoveu, na tarde desta sexta-feira (26), a sua 9ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro, realizado nas dependências do Centro de Convivência Pedrinho Silvestro Marcon, reuniu lideranças políticas, profissionais do setor, representantes de entidades civis e moradores com o objetivo de discutir propostas, avaliar demandas e consolidar as políticas públicas voltadas ao atendimento da comunidade.
Debate democrático
Nesta edição, os trabalhos e painéis foram totalmente norteados pelo tema nacional “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”. O evento foi pensado como um espaço de diálogo e construção para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal.
A programação do encontro incluiu palestras magnas e debates aprofundados. As discussões foram conduzidas por Juliana Praxedes Campagnoni, que atua como enfermeira sanitarista e consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e por José Carlos da Cruz, secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde.
Ambos os palestrantes trouxeram reflexões acerca dos desafios orçamentários, estruturais e dos avanços necessários para a consolidação da rede pública de assistência.
Engajamento
A organização e a articulação geral do evento estiveram sob a coordenação de Simone Ricardo Fernandes, atual coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) do município. O plenário registrou uma expressiva presença de autoridades, contando com a participação do prefeito Nenem Bardini, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Vargas, e do secretário municipal de Saúde, André Poluceno Viana, além de vereadores, conselheiros tutelares e de saúde, e trabalhadores da assistência básica.
Construção das políticas públicas
Os organizadores reiteraram durante o encerramento que as conferências municipais desempenham um papel fundamental para assegurar a participação social na formulação das diretrizes governamentais.
O mecanismo permite que gestores públicos, trabalhadores da linha de frente e a própria população debatam as necessidades reais de cada localidade de forma transparente.
