Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
SEGURANÇA

VÍDEO: Economia de pneu? Carreta sem 13 pneus é flagrada pela PRF em rodovia de SC

Veículo de carga saiu do Rio Grande do Sul e trafegava sem equipamentos obrigatórios, comprometendo a segurança na rodovia

Por Redação Folha Regional

Uma carreta foi interceptada na BR-116, em Santa Cecília (SC), após agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) observarem que ela circulava sem 12 pneus, além do estepe.

O semirreboque novo, que será utilizado para transporte de combustíveis, estava transitando com pneus em apenas um dos quatro eixos.

CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.

O veículo partiu de Caxias do Sul (RS) com destino a Maringá (PR), um trajeto de mil quilômetros que costuma ser feito em mais de 15 horas de viagem.

Circular sem os pneus compromete diversos aspectos mecânicos e de segurança. A estabilidade do veículo é reduzida, a frenagem fica comprometida e há risco elevado de acidentes. Além disso, a ausência de pneus gera sobrecarga nos eixos restantes, podendo danificar componentes da suspensão e deformar permanentemente a estrutura do semirreboque.

O desgaste sobre a infraestrutura viária também é significativo. O peso fica concentrado em menos pontos, pode acelerar a degradação do pavimento e reduzir a vida útil de viadutos e outras estruturas rodoviárias.

A carreta foi recolhida e autuada por ausência de equipamento obrigatório. O proprietário precisará regularizar a situação para voltar a circular com o veículo.

Compartilhar: