O lagunense Bráulio da Silva Machado, de 45 anos, deixa o quadro de arbitragem da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A informação foi confirmada após a Comissão de Arbitragem da CBF divulgar a lista dos árbitros centrais, árbitros-assistentes e árbitros de vídeo (VAR) que vão fazer parte do quadro da Fifa para a temporada 2025. A lista faz parte de uma indicação realizada anualmente pela comissão presidida por Wilson Seneme dos profissionais aptos a serem designados para competições internacionais masculinas, femininas e de base. Os nomes são enviados ao Comitê de Árbitros da FIFA, que os analisa e aprova. Uma das explicações é que Bráulio chegou à idade tida como limite para compor a equipe.
Núcleo de Futebol Trieste/Tubarão
A partir de fevereiro os jovens da região sul de Santa Catarina que sonham em se tornar atletas de futebol profissional terão oportunidade única. Tubarão será a nova sede do NFT - Núcleo de Futebol Trieste/Tubarão, um projeto inovador focado na captação e desenvolvimento de talentos. A iniciativa é resultado de parceria entre o Trieste e a Stival Sports, gestora oficial do núcleo, que conta com aliança estratégica com o Flamengo para identificar e formar jovens promessas.
Na reserva eu não fico
O elenco do Hercílio Luz sofreu uma baixa antes mesmo do início do Campeonato Catarinense. O goleiro Allan, de 27 anos, que foi contratado junto ao Ypiranga-RS, não faz mais parte do grupo. Renan Rocha foi o escolhido pelo técnico William Araújo para ser o camisa 1 nas atividades contra Barra, Caravaggio e Grêmio (sub-20). Allan era o reserva imediato, sendo utilizado na parte final dos jogos-treino. Insatisfeito com a falta de oportunidades, o atleta manifestou o desejo de deixar o Hercílio. O atleta foi liberado pelo Leão do Sul e buscará novo rumo para a sequência da temporada 2025.
São Silvelho
A Corrida de São Silvelho, em sua 24ª edição, foi um verdadeiro espetáculo, em Laguna. O evento reuniu corredores de todas as idades e arrecadou grande quantidade de alimentos, que serão destinados a entidades assistenciais. Organizada pelo Departamento de Esporte, a competição teve atletas de diferentes faixas etárias e níveis de experiência em uma tarde repleta de energia, superação e confraternização.
Antes de encerrar a temporada, em período natalino, já são tradicionais aqui na coluna os pedidos ao velho Noel, que prontamente responderá na próxima edição. O primeiro pedido vem do prefeito eleito Estêner Soratto, que sabe dos desafios que terá a partir de 1º de janeiro para conduzir a Cidade Azul. No esporte, soube que ele pediu um pouco de paciência para adequar quem tem direito realmente ao bolsa atleta e técnico (chega de atletas importados) e melhorias nas praças esportivas, com foco na arena que leva o nome do seu saudoso pai, comprometendo-se a fomentar todos os esportes tanto nas escolinhas sociais quanto os de rendimento.
Os pedidos da ATFF
O ano de ouro foi no futsal feminino e no voleibol. André Farias demonstrou muita competência num ano difícil com a perda da sua mãe, mas Deus olhou com carinho e lhe presentou com a chegada do Caleb e o casamento com a sua amada Aline. Nos seus pedidos, primeiro agradeceu os feitos deste ano na modalidade e pediu um ano de 2025 com aporte financeiro maior, indo em busca de mais patrocinadores, com a sequência de captação de atletas da base, a oportunidade de disputar a Série Ouro e, como quem não quer nada, o título da Recopa Catarinense diante do Barateiro. E muita saúde para o Caleb, que vem aí.
Os pedidos da Greysian
A nossa treinadora Greysian, destaque do nosso Salim Mussi Miguel, foi direto ao ponto com o Sr. Noel: “Olha, bom velhinho, precisamos ter um espaço nosso e com qualidade para treinar, para prosseguir com o trabalho de oportunizar o acesso ao voleibol às nossas crianças”. Gostei do pedido, mas ela foi além. Precisa ampliar o apoio para disputar e sediar mais competições e, por último, sonha com o pódio em competições estaduais da Fesporte.
Os pedidos de Juliana
Revelação do esporte em 2024, Juliana Rosa Gomes, que no dia 28 completará 15 anos e é destaque na natação e jiu-jítsu, pediu ao Papai Noel a valorização no seu subsídio do bolsa atleta e mais competições em 2025. Claro que busca apoio de empresários da cidade e região e assim levar cada vez mais longe o nome da Cidade Azul nas duas modalidades.
Confesso que não gosto de avaliar resultado de jogo-treino. Uma coisa é valendo três pontos, mas a corneta de quem vence sempre é válida, porém, não pode mascarar o que vem pela frente. Por parte do Leão do Sul, as avaliações seguem sendo realizadas pela comissão e gestão do futebol, que pretende chegar na ponta dos cascos na estreia contra o Figueirense, no dia 19, às 19h, no Estádio Orlando Scarpelli.
Justo e merecido
Encerrando um ano de muitas conquistas do nosso basquetebol, o nosso professor Luiz Ernani Buerger recebeu o prêmio benemérito na categoria de representante da federação e chefe da delegação dos campeonatos brasileiros de base do basquete. “Parabéns, professor, o senhor segue mudando a vida de muitos jovens, como já o faz há mais de 45 anos. Nossa gratidão em tê-lo em nossas vidas”, diz a mensagem da Confraria do Basquete de Tubarão, a qual compartilho com nossos leitores e reafirmo que é justo e merecido o reconhecimento.
Foco e disciplina
Tive a oportunidade de conversar com os pais da atleta Juliana Rosa Gomes, de 14 anos, e com a jovem Livia Ludvech. Juliana representa o município na natação e no jiu-jítsu e foi laureada com o Salim Mussi Miguel como atleta revelação. Livia é atleta da ginastica. Em ambos os casos, se não há o apoio da família e a dedicação integral nos treinos, não alcançariam os objetivos. Com a orientação dos treinadores, que buscam a evolução em cada competição, não tenho dúvida de que em pouco tempo estarão alçando voos maiores nas suas modalidades.
A volta do Verdão do Morrotes
O Sul América Futebol Clube realizou uma reunião para discutir ações visando à sua reestruturação e fortalecimento. O encontro foi conduzido pela nova diretoria, presidida por Paulo Sergio Machado. Compõem o quadro o vice-presidente Nerivaldo Galdino; secretário Pedro Borba; e tesoureira Daniele Bianca. Conselho fiscal: José Paulo Bittencourt; Carlos Alberto Volpato e Marcio Martins.
O futsal feminino está na galeria dos melhores do Estado de Santa Catarina em 2024 ao conquistar o título de campeão catarinense feminino adulto série prata. Sediando o quadrangular final, disputou neste final de semana os últimos três jogos da competição, vencendo os três realizados na Arena. No sábado foram dois jogos: 3 a 0 diante do Marcílio Divas, de Itajaí, e 7 a 0 no Sul Americana, de São José. No domingo, o adversário foi o Nova Geração, de Indaial. Com as tubaronenses precisando de um empate, venceram pelo placar de 2 a 1, conquistando o título de forma invicta. Evelyn Machado recebeu a chuteira de ouro com 9 gols marcados, e Maria Eduarda a luva de ouro por ser a goleira menos vazada, com apenas cinco gols sofridos.
Consolidação de um projeto
O título coroa um trabalho de 20 anos do mestre Professor Betinho, que trouxe para trabalhar com ele o extraordinário André Farias, o qual assumiu o comando técnico nos últimos anos, formando equipes competitivas, despontando entre as melhores do Estado. A formação da Associação Tubaronense de Futsal Feminino deu cara nova em todos os aspectos, formando uma comissão técnica competente e apoiadores que contribuem para o crescimento da ATFF dentro e fora de quadra.
Gol de placa da FCFS
Tive a oportunidade de acompanhar os seis jogos. As atletas e treinadores foram unânimes. A realização da série prata, organizada pela FCFS, abre novo espaço para clubes e associações disputarem uma competição estadual. Mesmo assim existe a falta de apoio financeiro limitando investimento maior. Mas, mesmo com o abismo entre o masculino e o feminino, seguem perseverando, em prol do futsal feminino.
Registro do colega Luís Abreu (Agora Laguna) com o vô Zilau e o pai Bero, em Laguna, felizes com a conquista do Botafogo (RJ), campeão inédito da Libertadores da América. A lembrar que seu Zilau foi um dos criadores do antigo Trevotur, time amador de Laguna.
Sequência encardida na Série A
Após chamar os clubes para reorganizar a fórmula de disputa do Campeonato Catarinense Série A 2025, o departamento de competições divulgou a próxima tabela, com estreia do Hercílio Luz somente na segunda rodada, contra o Figueirense, no dia 18 de janeiro. A partida da primeira rodada foi adiada para 19 de fevereiro, o famoso “clássico do sul”, contra o Criciúma. A sequência de jogos será da seguinte forma: Figueirense (F), Marcilio Dias (F), Santa Catarina (C), Barra (F), Caravaggio (F), Avaí (C), Concórdia (F), Joinville (C), Chapecoense (C), Criciúma (C) e Brusque (F). No Catarinense deste ano, o Hercílio Luz foi o oitavo colocado com 14 pontos.
Hora de fazer as contas
Agora com a mudança e a classificação de oito clubes, não digo que ficou mais tranquilo para o Leão do Sul, mas cada partida disputada tem que ser encarada como final de Copa do Mundo, pois, além de buscar a permanência, o elenco colorado sabe que precisa da vaga na Série D em 2026. Na pior das hipóteses, para não cair para a segunda divisão, tem que fazer, com base na competição deste ano, 11 pontos. Os treinamentos seguem pelos lados ao Aníbal Costa. Oficialmente o clube não divulgou nenhum nome, mas, conforme apuramos, já tem alguns jogadores treinando com foco na estreia contra o Figueirense.
Peixe na Copa SC
Com a possível unificação do calendário das séries A e B em 2026, a Copa Santa Catarina passará a ser um grande atrativo para os clubes das duas divisões. Com a mudança, em que todos podem participar, sem o critério de ser um dos quatro primeiros colocados, o Tubarão anunciou que disputará a competição em 2025. Ou seja, poderemos ter a volta do clássico tubaronense na competição, e também a escolha da vaga na Copa do Brasil ou Série D em 2026, semelhante ao que faz a Federação Paulista.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas