Quinta-feira, 25 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Tubarão/SC
19 °C
3 °C
Rádio H2O
COTIDIANO

Reunião deve discutir nesta semana repasse para obras na Rodovia da Imigração, em Pedras Grandes

Agenda com governo do Estado está sendo articulada pela deputada federal Geovânia de Sá. Há quase um mês o prefeito Agnaldo Filippi entrou com uma ação na Justiça cobrando o cronograma de pagamentos do convênio do governo do Estado

Por Redação Folha Regional Pedras Grandes

O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, deve ter nesta semana uma reunião com o governador Jorginho Mello para definição do cronograma de pagamentos do convênio para a pavimentação asfáltica da Rodovia da Imigração no trecho 2, que vai do Distrito de Azambuja até Urussanga.

A reunião será agendada por meio da deputada federal Geovânia de Sá, que esteve em Pedras Grandes neste domingo, dia 2, no 1º Big Tour Azambuja, e confirmou a articulação ao prefeito do município.

“Estive com a deputada Geovânia de Sá neste domingo e ela comentou que conversou com o governador e que ele teria ficado surpreso com a ação, mas acho que esse impacto já foi absorvido e a ideia seria conversarmos esta semana para resolvermos esta situação e alinhar quanto o Estado pode repassar que nos dê a condição de retomar as obras da Rodovia da Imigração etapa 2”, afirma o prefeito. 

Há quase um mês, a prefeitura de Pedras Grandes foi a primeira do Estado a entrar com uma ação liminar na Justiça cobrando o cronograma de liberação do recurso de quase R$ 17 milhões para a segunda etapa da obra de pavimentação da Rodovia da Imigração. 

No ano passado, ainda durante o governo anterior, já foram repassados R$ 2 milhões. No momento faltam ser repassados para o trecho 2 da rodovia o montante de R$ 14.594.247,40. Pelo cronograma deveriam ser depositados recursos em fevereiro, abril, junho e agosto, porém, até o momento, não houve pagamentos.

 A ação segue em vigor e a prefeitura aguarda o posicionamento do governo do Estado para poder retirar o processo.
“Podemos afirmar que nesta semana será agendada uma reunião para definir os repasses, e com base nisso, a prefeitura estaria retirando a ação judicial, caso o entendimento seja possível, para que a empresa possa retornar às atividades. Queremos que essa obra siga em frente”, reforça o prefeito.

A ação foi impetrada no dia 5 de junho, na Vara da Fazenda Pública, em Tubarão.

Investimentos

O município de Pedras Grandes está em expansão e recebe investimentos em vários setores como o turismo, infraestrutura, saúde e educação.

De acordo com o prefeito Agnaldo Filippi, a Rodovia da Imigração é uma das obras mais importantes do município e trará desenvolvimento para a região.

Uma nova unidade de pronto-atendimento na área da saúde será construída e um novo complexo escolar terá mais de 17 salas de aula, piscina e outras estruturas na localidade de Ribeirão da Areia. Em Azambuja, terá a torre de Pisa, que integrará um complexo escolar com museu digital da colonização italiana e uma escola de língua italiana – todas obras vinculadas à pavimentação da Rodovia da Imigração. “São muitos investimentos, mas para que a nossa economia possa continuar crescendo é preciso que essa obra siga”, diz o prefeito.

Trecho 1 em fase de conclusão

O trecho 1 da Rodovia da Imigração, da SC-390 até o Distrito de Azambuja está com cerca de 95% das obras executadas. São 7,6 quilômetros de extensão, a cargo da Setep pelo valor de R$ 14,6 milhões já repassados ao município. A rodovia marca o local em que os primeiros colonizadores italianos avançaram em direção ao Sul de Santa Catarina, a partir de 1877.

Compartilhar: