Quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Tubarão
28 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
28 °C
14 °C

COLUNISTAS

Comunicação sensorial: Como os sentidos podem trabalhar a seu favor

11/04/2023 19h59 | Atualizada em 11/04/2023 20h00 | Por: Mariana Goulart

Nossos sentidos são a porta de entrada para a compreensão e a interpretação do mundo ao nosso redor. Portanto, não seria estranho constatarmos que eles podem influenciar nossas decisões de compra, seja de forma consciente ou não. E a comunicação sensorial busca exatamente isto: criar estímulos e associações positivas entre marcas e consumidores, de forma que, consequentemente, fortaleçam a lembrança ou a ligação entre eles. 

Visão

A visão é uma das linguagens silenciosas mais utilizadas pela publicidade, e um dos sentidos mais poderosos pelo impacto imediato. Então, sempre que possível, tente manter uma unidade visual específica e constante para sua marca, facilitando que o cliente a reconheça. 

Audição

Na audição temos uma poderosa ferramenta que nos auxilia a transformar o humor das pessoas. A música, por exemplo, nos sensibiliza e pode evocar memórias de conforto ou estímulo. Repare que o ritmo e a intensidade dos sons escolhidos variam de loja para loja, afinal são públicos diferentes. 

Olfato

O olfato é o sentido que se mantém vivo por mais tempo na memória do ser humano. Pode parecer estranho usá-lo como uma ferramenta, mas os cheiros são a ligação mais direta com o cérebro, afinal remetem a recordações e podem reavivar as mais diversas e intensas emoções. 

Tato

O tato pode parecer o mais complexo de ser explorado, mas, quando pensado de forma estratégica, até a textura da sua embalagem é uma forma de lembrança. Deixe que seus produtos sejam tocados e experimentados. A oportunidade está em deixar que o consumidor interaja.

Paladar

O paladar influencia em como nos sentimos e é uma maneira de apelar aos impulsos. Criar um cantinho com bebidas e lanchinhos pode tornar a receptividade do seu ambiente mais agradável. O bem-estar do consumidor aumenta o percentual de clientes satisfeitos e negócios fechados.

Datas sazonais e a oportunidade para o aumento das vendas

28/03/2023 19h34 | Atualizada em 28/03/2023 19h35 | Por: Mariana Goulart

Vem ano, vai ano, e não seria exatamente novo dizer que as datas sazonais (feriados, dias dedicados, comemorações e afins) podem e devem impulsionar aumento de vendas no seu negócio, tanto físico quanto on-line. E mesmo que você não seja adepto do comércio on-line através de site ou e-commerce, saiba que ainda assim pode lançar mão de várias estratégias e táticas para tornar a experiência de compra do cliente cada vez melhor. 

Marketing de empatia

Em um cenário ideal nos atentaríamos à necessidade de um planejamento antecipado. Entretanto, no mundo real nem sempre é possível, o que não dispensa ou anula essa etapa nas próximas ações. Mas vamos colocar em prática algo mais sucinto para não perdermos o timming. O primeiro passo será identificar o perfil do seu negócio e produtos e como eles servem aos seus atuais e potenciais clientes. Use e abuse do que gosto de chamar de marketing de empatia: o que meu cliente sente ou pensa antes de procurar meu produto? 

Ações promocionais

A partir desse ponto você pode desenvolver ações promocionais que atraiam pessoas com esse perfil para sua loja. Não é preciso obrigatoriamente trabalhar com descontos, caso sua margem seja muito apertada. Se jogue no uso de bônus, combos, condições especiais, cashback, “mimos” ou até mesmo frete grátis. Muitas vezes o fator comodidade irá levar a melhor na batalha pela atenção do seu cliente. Então busque sempre se colocar no lugar dele.

Melhorar sempre

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de estar atento em como o aumento no fluxo de vendas pode afetar sua capacidade operacional. Ao fim da ação anote os pontos que foram sucesso e os que precisarão de ajustes em um próximo momento. Nada está escrito em pedra, e sempre é possível melhorar. Tenha em mente que conquistar um novo cliente custa até cinco vezes mais do que manter um cliente atual.

Como tarefa de casa fica a seguinte reflexão: se eu fosse meu cliente, estaria satisfeito ou de olho no concorrente?

A popularização das Inteligências Artificiais e as oportunidades para o seu negócio

14/03/2023 20h09 | Atualizada em 14/03/2023 20h09 | Por: Mariana Goulart

Ao conversamos sobre inteligência artificial ou mesmo sobre metaverso – conceito concebido lá em 1992 – ainda parece algo meio distante, e um tanto quanto futurista ou inacessível. Mas talvez esteja mais próximo do que você imagina. Ao usar, por exemplo, a sua alexa, siri ou o tradicional “ok, google”, você está fazendo uso de uma inteligência artificial (IA). 

Novo aliado

Essa proximidade com a tecnologia, que você talvez nem tenha se dado conta, deve ser interpretada como algo positivo, já que, quando o conceito sai do intangível e se torna mais palpável, pode ser transformado em um aliado no nosso arsenal de ferramentas. E muito se fala sobre como isso modificará nosso futuro, principalmente no que diz respeito a suprir a escassez cada dia mais presente no quadro de colaboradores das empresas. 

IA do momento

O CHATGPT é atualmente uma das IAs mais populares e promissoras do momento, utilizada em diversos setores, pelas mais diversas pessoas. Basicamente como uma plataforma de mecanismos de buscas, a tecnologia é capaz de criar através de perguntas e informações dos usuários. Ele pode fornecer uma boa base de ideias sobre conteúdos, percepções do mercado e até mesmo nuances sobre comportamento do consumidor e estratégias da concorrência, agindo de forma a ajudar o empresário a impulsionar seu negócio.

Tecnologia e excelência

Mas sempre convém lembrar que, apesar de gerar uma facilidade, as tecnologias não substituem a excelência de um profissional especializado e vale ficar atento sobretudo às limitações da ferramenta. A inteligência artificial veio para apoiar nossas decisões empresariais, mas não deve ser o pilar central estratégico do negócio. Afinal, há possibilidade de serem trazidas à tona informações imprecisas, conteúdo tendencioso ou mesmo prolixos, o que pode prejudicar seu posicionamento.

Munido deste conhecimento, o que a inteligência artificial pode fazer pelo seu negócio hoje?

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!